Redes Sociais Corporativas e o Acesso ao Conhecimento
Social Business e o acesso ao conhecimento
Diariamente as empresas produzem. Produtos e serviços entregues aos clientes são a principal produção, já que são a moeda de troca que possibilita a empresa chegar ao lucro. Mesmo assim, eles estão longe de ser a única produção de uma organização. Durante todo o dia, através de uma rotina de trabalho, a empresa produz também conhecimento. Sobre o mercado, os produtos, os clientes, as possibilidades de crescimento… Esse conhecimento é a chave para o sucesso, o grande diferencial entre uma e outra empresa. Mas nem sempre ele é tratado com o cuidado que deveria.
O e-mail como principal forma de comunicação
Atualmente, o e-mail é a forma mais comum de comunicação empresarial – seja dentro das organizações ou para contatar clientes e fornecedores. De diversas maneiras ele revolucionou o cenário, já que praticamente inutilizou o fax e diminui a necessidade do telefone. Mas precisamos analisar sua utilização levando em consideração, também, seus pontos negativos.
O e-mail é trocado entre duas pessoas de uma maneira fácil e rápida. Quando falamos de grupos que trocam mensagens, essa efetividade já é bastante reduzida, pois aumenta o número de mensagens, complica o entendimento da mensagem e perde em agilidade. Já as redes sociais corporativas promovem espaços mais propícios para essa discussão em grupo, onde tudo é mais fácil e ágil. Apenas por isso já seria viável implantar uma rede social corporativa, que permite uma comunicação mais direcionada e simples. Mas o principal benefício diz respeito ao conhecimento empresarial.
Conhecimento empresarial na era do e-mail
Quando enviamos um e-mail com um orçamento, com novas ideias para o cliente ou recebemos uma resposta referente a dúvidas de mercado, estamos criando conhecimento empresarial. Esse conhecimento, longe de ser uma propriedade do colaborador que o criou ou adquiriu, é de domínio da empresa – e pode ajudar a agilizar inúmeros processos internos.
Imagine quantos orçamentos são refeitos diariamente, quantos conteúdos são duplicados, quantas informações são inacessíveis simplesmente porque um colaborador não tem acesso ao conhecimento gerado por outro. Isto significa desperdício de tempo, de verba e de entusiasmo – já que o colaborador passa a usar sua energia para fazer algo que já foi feito.
Estima-se que 80% do conhecimento empresarial esteja retido na caixa de e-mail dos colaboradores. Na teoria, o conhecimento está lá, armazenado. Mas na prática é muito difícil conseguir utilizá-lo, e ele acaba sendo desperdiçado e esquecido com o passar de poucos dias. Conhecimento e informação são diferenciais capazes de influenciar um negócio, mostrar uma nova realidade e trazer novidades para a empresa. Escondê-los em caixas de e-mails é uma maneira simples de desperdiçar tempo, verba e energia. Esse número é alarmante e mostra o quanto a comunicação precisa evoluir nas empresas para otimizar os processos internos e garantir uma produtividade maior.
Social Business e o acesso fácil ao conhecimento empresarial
Quando o assunto é organização de informações e fácil acesso ao conhecimento empresarial, o Social Business é a resposta certa. As redes sociais corporativas trazem ferramentas que facilitam o trabalho interno – além de promover a correta utilização de todo o conhecimento que é adquirido diariamente.
Ao invés de inúmeros e-mails para um grupo de pessoas, é possível criar um fórum para alimentar a discussão. Assim, fica tudo armazenado ali, ao acesso de um click. É fácil ler, responder e analisar as respostas alheias, garantindo que todos tenham voz. Ao invés de esquecer os orçamentos enviados, que tal anexá-los em uma área exclusiva? Assim eles podem ser achados facilmente e não precisam ser refeitos. Além disso, fica muito mais fácil controlar esses orçamentos e saber quantos e quais se tornaram clientes – e esse é um poderoso exercício de prospecção. Quando receber um conteúdo interessante sobre um projeto, que tal compartilhar com todos os envolvidos? Assim o conhecimento é disseminado de maneira fácil e rápida – além de ficar disponível e poder ser catalogado para uma busca ágil futuramente.
Segundo Gartner um colaborador da era do conhecimento perde 19% do seu tempo tentando encontrar a informação e ou especialistas
Como você pode ver, as possibilidades das redes sociais corporativas são infinitas – basta ter a disposição certa para alterar a maneira de trabalhar de sua empresa. Graças a essas ferramentas, podemos deixar o e-mail para aquilo que ele realmente interessa: mensagens rápidas entre aqueles que não possuem acesso à rede social corporativa. Assim, é possível garantir que a rotina de trabalho realmente ajuda a agregar conhecimento e informações para todos os colaboradores e setores, garantindo uma empresa mais atualizada e preparada para o mercado.
Quer saber mais, ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco. Até o próximo artigo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.