Chrome Web Store: Acesso remoto usando o Google Chrome

17 de maio de 2012 • SeteSys • Nenhum comentário

Tela de abertura Chrome Remote Desktop

Quantas vezes você já esteve na situação de tentar explicar a um usuário como executar um procedimento de atualização no computador ou tentar decifrar um problema descrito por ele num aplicativo ao telefone e ficar frustrado por não obter sucesso?

Em geral, recorremos ao uso de programas de acesso remoto e quase sempre aumentamos o nosso desespero, pois temos que explicar mais e mais procedimentos para o usuário leigo.

Se você utiliza no seu ambiente o Google Chrome e o usuário remoto também, podemos afirmar que seus problemas agora foram minimizados.

Foi disponibilizado recentemente no Google Chrome, uma aplicação que permite fazer acesso remoto à máquina de outro usuário.

Como funciona o Chrome Remote Desktop

Esta aplicação está disponível na Chrome Web Store e se chama Chrome Remote Desktop BETA.  Ambas as máquinas devem instalar a aplicação e depois disto, deve ser escolhido quem será o computador Visitante e Hospedeiro.

Local onde o aplicativo se encontra na Chrome Remote Desktop

Ícone de Chrome Remote Desktop dentro da área de aplicativos do Google Chrome

Quando for utilizar, combine com o outro usuário quem irá acessar e quem permitirá o acesso remoto.

Definição de Hospedeiro e Visitante

Hospedeiro – Dá permissão de acesso ao visitante. Pode observar tudo o que está sendo feito, porém possui um link no rodapé da tela que pode interromper a qualquer momento o compartilhamento.

Quando este processo é iniciado, o aplicativo cria uma chave numérica que deve ser repassada para o usuário Visitante. A forma de envio deste código fica a seu critério.

 Telas de consentimento de acesso ao computador com o Chrome Remote Desktop

Visitante – Recebe a permissão do computador hospedeiro e trabalha nesta máquina como se ela fosse dele.

Deve obter a chave enviada e submetê-la no Box Código de acesso. Clique no botão Conectar (Connect) para ter acesso à máquina do Hospedeiro.

 Tela de entrada do código de acesso do Chrome Remote Desktop

Agora é só navegar no computador do Hospedeiro.

O Hospedeiro poderá a qualquer instante desligar o acesso do Visitante, para isto basta buscar o Link Desconectar (Disconect) que fica disponível na tela compartilhada.

Desktop do Hospedeiro compartilhado com o Chrome Remote Desktop

Características do Chrome Remote Desktop

Chrome Remote Desktop BETA adiciona ao seu navegador a capacidade de acessar remotamente outro computador através do navegador Google Chrome ou um Chromebook.

O objetivo desta versão beta é demonstrar a tecnologia de núcleo Remoting Chrome e obter feedback dos usuários.

Esta versão permite aos usuários compartilhar ou obter acesso a outro computador, fornecendo um código de autenticação uma só vez. O acesso é dado somente para a pessoa específica que o usuário identifica uma única vez, e a sessão de compartilhamento é totalmente segura.

Um uso potencial desta versão é no apoio ao Helpdesk remoto de TI. O suporte pode usar o Chrome Remote Desktop BETA para ajudar outro usuário, enquanto que, inversamente, um usuário pode receber ajuda através da criação de uma sessão de compartilhamento sem sair de sua mesa. No futuro a aplicação será ser capaz de acessar seu computador pessoal remotamente.

Chrome Remote Desktop BETA é multi-plataforma, você pode conectar dois computadores que tenham um navegador Google Chrome, nos sistemas Windows, Linux, Mac e Chromebooks.

Suporte do Google Chrome Desktop

Caso tenha problemas e precise de ajuda, acesse:

http://www.google.com/support/forum/p/Chrome/thread?tid=52730a7194bef976&hl=en

Fique ligado, em breve novas funcionalidades estarão disponíveis.