Para aumentar a segurança do seu Gmail: Impor a verificação em 2 etapas
Você sabe o que é a Verificação em 2 etapas do Gmail? Trata-se da capacidade do correio da Google de aumentar a segurança no acesso às mensagens, exigindo além das credenciais de praxe um código que pode ser enviado por SMS ou mensagem de voz para um telefone do usuário. Esta ação dificulta a vida dos Crackers de plantão. Para saber mais, acesse o Post Verificação de e-mail em 2 etapas.
Até há pouco tempo esta verificação era condicional. Isso deixava o administrador preocupado, pois exigia que o mesmo estivesse atento às contas que poderiam ficar vulneráveis a ataques por não ter o recurso habilitado.
A partir de agora os administradores de domínio têm a sua disposição a capacidade de impor a Verificação de e-mail em 2 etapas para seus usuários através do painel de controle de administração do Google Apps.
Se você tiver o status de Superusuário no Google Apps, acesse o Painel de Controle do seu Domínio e clique na opção Detalhes. A seguir, clique em Sistema e depois em Segurança. Marque em Imposição o controle Ativar para tornar obrigatório a seus usuários este recurso.
Isto pode ser definido para todos os usuários no domínio ou a um subconjunto de usuários (apenas numa uma unidade organizacional específica).
Não perca tempo, aumente agora a segurança do seu Domínio Google Apps habilitando esta barreira de proteção adicional às contas de Gmail dos seus usuários.
Mas e se eu perder o celular e não conseguir receber a notificação?
Debora,
Durante o processo de configuração da sua conta para uso da “Verificação em duas etapas”, na última janela do processo é possível imprimir 10 (dez) códigos de Backup que poderão ser usados em situações de emergência como ausência sinal da sua operadora, esquecimento do aparelho, perda, roubo, etc.
Estes códigos poderão ser impressos para que você guarde em sua bolsa/carteira ou guardados como arquivo texto no próprio computador.
Só poderão ser usados uma única vez e se você esgotar os 10 (dez) números se dirija a página a seguir para conseguir mais:
https://www.google.com/accounts/SmsAuthConfig
Se você pró-ativamente imprimir mais de uma sequência, Cuidado! só o último conjunto impresso funcionará.
Se você utiliza um único computador e ele fica num local seguro, você pode na tela de Login onde o código de segurança é solicitado marcar o controle “Confiar neste computador”, isto fará que o Gmail guarde por 30 (trinta) dias esta código e durante este período você não precisará obter novo código. Mas isto abre um flanco desprotegido, pois na prática você volta ao padrão de identificação do sistema. Em outras palavras: “Me preocupo com segurança apenas 1 dia no mês”.
Caso tenha perdido o celular e não tenha códigos de backup, solicite ajuda ao Administrador do Google Apps. Ele poderá redefinir o Login da sua conta, assim você terá novamente acesso à sua conta.
Caso você seja usuária da versão Free do Gmail, recomendamos entrar na página de recuperação de contas e seguir o passo-a-passo descrito por lá.
http://www.google.com/accounts/recovery
Um abraço,
Silvio Rocha
Mas e se eu perder o celular e não conseguir receber a notificação?
Debora,
Durante o processo de configuração da sua conta para uso da “Verificação em duas etapas”, na última janela do processo é possível imprimir 10 (dez) códigos de Backup que poderão ser usados em situações de emergência como ausência sinal da sua operadora, esquecimento do aparelho, perda, roubo, etc.
Estes códigos poderão ser impressos para que você guarde em sua bolsa/carteira ou guardados como arquivo texto no próprio computador.
Só poderão ser usados uma única vez e se você esgotar os 10 (dez) números se dirija a página a seguir para conseguir mais:
https://www.google.com/accounts/SmsAuthConfig
Se você pró-ativamente imprimir mais de uma sequência, Cuidado! só o último conjunto impresso funcionará.
Se você utiliza um único computador e ele fica num local seguro, você pode na tela de Login onde o código de segurança é solicitado marcar o controle “Confiar neste computador”, isto fará que o Gmail guarde por 30 (trinta) dias esta código e durante este período você não precisará obter novo código. Mas isto abre um flanco desprotegido, pois na prática você volta ao padrão de identificação do sistema. Em outras palavras: “Me preocupo com segurança apenas 1 dia no mês”.
Caso tenha perdido o celular e não tenha códigos de backup, solicite ajuda ao Administrador do Google Apps. Ele poderá redefinir o Login da sua conta, assim você terá novamente acesso à sua conta.
Caso você seja usuária da versão Free do Gmail, recomendamos entrar na página de recuperação de contas e seguir o passo-a-passo descrito por lá.
http://www.google.com/accounts/recovery
Um abraço,
Silvio Rocha
Mas e se eu perder o celular e não conseguir receber a notificação?
Debora,
Durante o processo de configuração da sua conta para uso da “Verificação em duas etapas”, na última janela do processo é possível imprimir 10 (dez) códigos de Backup que poderão ser usados em situações de emergência como ausência sinal da sua operadora, esquecimento do aparelho, perda, roubo, etc.
Estes códigos poderão ser impressos para que você guarde em sua bolsa/carteira ou guardados como arquivo texto no próprio computador.
Só poderão ser usados uma única vez e se você esgotar os 10 (dez) números se dirija a página a seguir para conseguir mais:
https://www.google.com/accounts/SmsAuthConfig
Se você pró-ativamente imprimir mais de uma sequência, Cuidado! só o último conjunto impresso funcionará.
Se você utiliza um único computador e ele fica num local seguro, você pode na tela de Login onde o código de segurança é solicitado marcar o controle “Confiar neste computador”, isto fará que o Gmail guarde por 30 (trinta) dias esta código e durante este período você não precisará obter novo código. Mas isto abre um flanco desprotegido, pois na prática você volta ao padrão de identificação do sistema. Em outras palavras: “Me preocupo com segurança apenas 1 dia no mês”.
Caso tenha perdido o celular e não tenha códigos de backup, solicite ajuda ao Administrador do Google Apps. Ele poderá redefinir o Login da sua conta, assim você terá novamente acesso à sua conta.
Caso você seja usuária da versão Free do Gmail, recomendamos entrar na página de recuperação de contas e seguir o passo-a-passo descrito por lá.
http://www.google.com/accounts/recovery
Um abraço,
Silvio Rocha