Colaborar e Cooperar para o crescimento da sua empresa – Parte I
Colaborar! Você já parou para pensar como seria o nosso mundo sem a Colaboração? Como seriam os transportes de hoje se o invento da roda não fosse compartilhado? Como seria a nossa saúde se as drogas que combatem muitas doenças não fossem compartilhadas? Estes e muitos exemplos vem demonstrar que o ser humano evolui e vive melhor cada vez que decide Colaborar e Cooperar em prol da coletividade. Mas o que é Colaborar e Cooperar?
Colaboração
O Processo de Colaboração pode ser definido como um tipo de interação onde cada indivíduo contribui com seu trabalho como parte do esforço para ajudar num todo. Não há a necessidade de uma discussão entre os envolvidos para pensar no conjunto da obra, mas é necessário uma contribuição para atingir o resultado que não se atingiria se cada um agisse isoladamente.
Cooperação
De acordo com Piaget, a cooperação é uma interação onde 2 ou mais indivíduos que estejam relacionados de forma não-hierárquica, envolvem-se numa correspondência recíproca, para atingir um objetivo comum (a obra coletiva). É a interação mútua. Se a colaboração envolve a contribuição, a cooperação envolve o diálogo.
Um exemplo disto é a escrita de um livro em co-autoria, onde os autores discutem que destino a estória irá seguir. No ambiente de Internet, temos como exemplo trabalhos em grupos em ambientes empresariais onde é necessário a discussão entre os membros para a resolução de um problema em comum.
Em alguns contextos, a colaboração é uma forma melhor para criar uma obra coletiva, e em outros a cooperação é uma melhor estratégia.
Colaborar e Cooperar no momento atual
Vivemos um momento onde cada vez mais há a necessidade de colaboração. Hoje cada componente de uma organização não pode se portar como um ilha, isolado e guardando para si toda a informação. O que as empresas buscam cada vez mais é se tornar mais inovadoras e por conseguinte mais competitivas, pois como sabemos o que é novidade hoje, no dia seguinte pode estar superado.
Verificamos que algumas organizações já acordaram para este novo mundo de negócios e portanto vem organizando seus funcionários em verdadeiros “Times”, focados na colaboração, abolindo a nomenclatura arcaica e passando a chamá-los de “Colaboradores”.
Colaborar e Cooperar – Dividir para vencer
Uma boa forma de entender isso é utilizando o processo de melhoria contínua sugerido pela ITIL, PDCA – Plain (Planejamento), Do (Execução), Check (Verificação), Act (Ação).
Primeiro Planeje, depois Execute, Cheque se a ideia atingiu o resultado esperado, caso Negativo Aja de forma a corrigi-la e em seguida retorne ao primeiro passo do ciclo.
Neste modelo, todos podem Cooperar em todas as fases de forma a amadurecer o processo, reduzindo assim o tempo necessário a execução de cada etapa.
Colaborar e Cooperar – Quais ferramentas utilizar?
Estes conceitos são muito bons, porém antes de mais nada é necessário que você esteja preparado para implantar uma cultura de colaboração em sua empresa, não adianta você possuir as melhores ferramentas do mercado se os seus colaboradores não estiverem conscientes da necessidade de cooperar sabendo que a vitória da coletividade é objetivo e não individualidade.
Nos próximos artigos continuaremos a falar sobre este tema e veremos como preparar o ambiente da sua empresa num time que deseje Colaborar e Cooperar. Se tiver alguma dúvida ou quiser enviar o seu comentário entre em Contato.