Como confirmar a leitura de emails

10 de novembro de 2011 • SeteSys • 9 comentários

Depois de muitas solicitações dos usuários,  a Google cedeu e finalmente liberou a confirmação de leitura de mensagens no Gmail.

Por enquanto só as edições Google Apps for Business e o Google Apps for Government são compatíveis com este recurso, mas esperamos que a Google libere um dia este recurso na versão livre do Gmail.

A confirmação de leitura é uma notificação enviada para o e-mail do remetente. Quando o destinatário abrir e fizer a leitura, o recibo indicará a leitura e o horário de abertura da mensagem.

Esta opção por padrão não está habilitada, compete ao Administrador do Google Apps definir sua utilização.

Cabe a ele definir se os usuários de sua organização poderão solicitar ou retornar confirmações de leitura. Se confirmações de leitura forem permitidas, opcionalmente poderão ser definidos para quais remetentes externos seus usuários retornarão recibos de leitura.

Por exemplo, você poderá permitir a confirmação de leitura apenas para uma lista de clientes com os quais seus usuários mantenham contato.

Você também pode especificar se o Gmail enviará recibo automaticamente quando um destinatário abrir a mensagem ou pedirá ao destinatário para aprovar o envio do recibo.

Como ativar a confirmação de leitura de emails 

1. Vá para o painel administrativo do Google Apps. A URL seria https://www.google.com/a/cpanel/seudominio.com.br

2. Selecione o menu Settings na parte superior do painel de controle. Então a opção e-mail na lista de serviços à esquerda.

3. Role a barra até encontrar a opção e-mail Read Receipts (Recibos de leitura de e-mails), onde você irá especificar para quais remetentes seus usuários podem enviar recibos de leitura.

Por padrão, a opção selecionada será Do not allow email read receipts to be sent (Não permitir envio de recibos de confirmação de leitura), que desativa o requerimento e o envio de confirmações de leitura. Sendo assim, nenhum de seus usuários poderá solicitar a confirmação de leitura de algum e-mail enviado ou enviar qualquer confirmação de leitura solicitada.

4. Se você marcar a opção Allow email read receipts to be sent to all addresses in my organization as well as the following email adresses (Permitir que as confirmações de leitura de e-mail sejam enviadas para todos os endereços em minha organização, bem como os seguintes endereços de email), serão permitidos envio e recepção de recibos de confirmação entre usuários da minha organização e usuários externos. No caso de usuários de fora da organização, seus e-mails devem ser relacionados.

Estes endereços  deverão ser digitados e separados por vírgulas. Você pode inserir até 100 endereços, cada endereço poderá conter até 256 caracteres. Se você não incluir todos os endereços, seus usuários,  só serão capazes de retornar recibos para outros usuários em sua organização.

Marque a opção Prompt the user for each read receipt request (Solicitar ao usuário para cada solicitação de confirmação de leitura), para deixar a cargo do usuário se ele deseja enviar o recibo ou não.

5. Selecione a opção Allow email read receipts to be sent to any email address (Permitir que as confirmações de leitura de e-mail a sejam enviadas para qualquer endereço de e-mail), para permitir que confirmações de leitura de mensagem sejam enviada a qualquer endereço de e-mail.

6. Clique em Save changes (Salvar Alterações) na parte inferior da tela.

A leitura de recibos funcionará na maioria dos correios eletrônicos, assim os usuários poderão receber notificações de outros sistemas de e-mail. No entanto, o comportamento dos recibos de recepção  poderão variar dependendo do software de e-mail do destinatário e como acessa este acessam mensagens.

Como solicitar a confirmação de leitura de um email

Para pedir o recibo de confirmação de leitura do seu e-mail, clique no link Solicitar confirmação de retorno, conforme visto na imagem seguinte.

Após esta ação será exibido um box para confirmação. marque-o caso realmente deseje Solicitar confirmação de leitura.

A seguir o Gmail informa que as confirmações de leitura forma enviadas.

Quando você recebe uma confirmação de leitura de email

  • • Quando você recebe uma mensagem de um usuário que tenha solicitado uma confirmação de leitura, o Gmail pode enviar automaticamente o recebimento ou pode pedir-lhe para aprovar o envio do recibo.
  • • O Gmail pede-lhe para aprovar o envio do recibo apenas quando o seu administrador configurou o recurso, e somente quando você abrir a mensagem usando a web cliente baseado Gmail.
  • • Gmail não entregará um recibo de leitura para o remetente se você abrir a mensagem usando: um cliente POP ou um cliente do Google Apps Sync.

Como aprovar o envio de um recibo de leitura de emails

  • • Abra e leia a mensagem como de costume.
  • • Quando você fechar a mensagem ou navegar para fora dela, o Gmail o avisará para enviar o recibo.

 

Como verificar os recibos de leitura de email

Quando você exibir uma mensagem para qual solicitou um recibo, o status atual aparece logo abaixo do corpo da mensagem no cliente de Gmail.

Para exibir o detalhamento do recibo, clique no sinal de + a esquerda de destinatários leram esta mensagem. Se desejar ver mais informações sobre o mesmo, clique no Link mostrar confirmação de recebimento para ver o detalhamento completo da confirmação de leitura.

Se você não estiver com o  modo de conversação ativado , a confirmação de leitura aparece como uma mensagem separada em sua caixa de entrada.

Lembrete: O recibo não é mostrado em exibição HTML ou Gmail móvel, e as confirmações de leitura não estarão disponíveis quando o Gmail off-line estiver ativado.

Veja a seção “Gmail” para ficar sabendo de mais novidades e funcionalidades do email da Google!