Crowdsourcing e seu papel no cenário do Social Business
A Web 2.0 mudou o cenário da internet. O conteúdo, que antes era gerado por uma minoria e acessado por todos os outros, passou a ser criado de uma maneira colaborativa – quebrando as barreiras entre quem cria e quem visualiza. Agora, somos todos parte de uma mesma rede, que é rica em conteúdo de todas as fontes, desde um jornal altamente reconhecido até um blog amador repleto de opiniões pessoais. A máxima atual é que todos têm voz e todos têm vez. Ito tudo em resumo é o conceito de Crowdsourcing ou Inteligência Coletiva, que o objetivo deste artigo.
Crowdsourcing – O que mudou?
A forma de se comunicar mudou de um para muitos , para De muitos para muitos, hoje somos o que o mercado denomina de PROSUMIDORES de conteúdo, onde produzimos e consumimos os mesmo
O Crowdsourcing é um modelo de produção que coroa e sintetiza esta onda que acontece na internet. Sua premissa básica é que conteúdos e produtos sejam criados a partir da colaboração – geralmente voluntária – de um grupo de indivíduos. Assim, a responsabilidade de geração de conteúdo passa a ser coletiva e não mais individual. Através do Crowdsourcing é possível gerar soluções inovadoras, agregar diferentes pontos de vista a um conteúdo ou produto e construir uma base de dados de uma maneira mais rápida e econômica.
Outro aspecto do Crowdsourcing que precisa ser levado em consideração é a possibilidade de colher opiniões e idéias de um grande número de pessoas. Assim, o conteúdo fica mais relevante e fiel à realidade do que quando é criado por um único indivíduo. O conteúdo ou produto criado através do Crowdsourcing geralmente é mais apreciado, pois conta com a opinião e colaboração de vários indivíduos. Assim como em uma amostragem maior de pesquisa, ele reflete a realidade e a opinião de um grupo de uma maneira muito mais efetiva.
E por trazer tantos benefícios, estes modelos de produção de conteúdo baseados em Crowdsourcing são cada vez mais utilizados. A Wikipédia é o maior exemplo desta corrente, mas não o único. Nos últimos tempos diversos sites de imagens foram criados a partir da colaboração de fotógrafos profissionais e amadores, que colocam seu trabalho à disposição. O Netflix é outro exemplo, pois reúne filmes, que são criações de diversos estúdios, em um mesmo espaço. Se prestarmos atenção no conceito do crowdsourcing conseguiremos identificar inúmeras empresas que utilizam suas práticas para criar ou alavancar seus negócios.
Crowdsourcing e sua prática no mercado empresarial
A prática empresarial do Crowdsourcing muitas vezes funciona de uma maneira arbitrária. A empresa, interessada em adquirir uma solução específica, libera estas informações em uma rede e busca através dela profissionais ou amadores dispostos a ajudar e agregar conteúdo para solucionar o problema. Estes profissionais são provedores de ideias e soluções e podem formar uma rede de apoio para a empresa. A geração de soluções empresariais é mais eficiente desta maneira, pois não depende de uma solução exclusiva e individual.
Há algum tempo, a FIAT lançou uma rede social com o objetivo de colher informações e opiniões de seus clientes para a criação de um novo veículo – o FIAT Mio. O conceito envolvia basicamente um carro criado a partir da experiência e opinião de seus próprios usuários – um exemplo clássico de como o Crowdsourcing pode transformar informação em vantagem competitiva.
Crowdsourcing em tempos de Social Business
Embora o conceito inicial do crowdsourcing envolva coletar informações que estejam fora do espaço empresarial, o Social Business oferece uma solução local que possui uma função similar. O intercâmbio de informações entre filiais, setores e funcionários promove esta criação colaborativa de soluções, que podem ser geradas dentro da própria empresa e num espaço seguro e confiável.
Salvas as devidas proporções, esta solução tem se mostrado uma grande aliada das empresas na hora de gerar idéias e soluções inovadoras. Assim como o conceito do crowdsourcing exemplifica, tira-se a responsabilidade de criação de uma só pessoa, transformando esta responsabilidade, que antes era individual, em um modelo colaborativo.
As vantagens desta prática são as mesmas experimentadas pelo Crowdsourcing: maior agilidade, menor necessidade de contratação de profissionais externos, acesso a ideias inovadoras e soluções mais adequadas à realidade – graças a uma maior amostragem.
A prática da criação colaborativa de conteúdo já provou ser a maneira mais efetiva de obter aquilo que sua empresa precisa. Com o Social Business é possível trazer este conceito de Crowdsourcing para dentro de sua empresa, agregando informações e ideias que antes eram muito difíceis de serem geradas, já que dependiam de pessoas específicas. O Social Business e suas ferramentas são o elo que faltava para levar esta tendência para dentro da sua empresa, agregando todos os benefícios que você espera.
A sua empresa utiliza algum modelo de produção colaborativa? Caso afirmativo, ele tem ajudado na inovação? O que acha do Crowdsourcing? Compartilhe Conosco o que acha desse modelo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.