Gamification: Palavra chave para promover engajamento
O termo Gamification já aparece em muitas publicações como uma grande tendência empresarial. Mas afinal, o que quer dizer Gamification ou Gamificação? E como podemos usar este conceito no ambiente corporativo?
A informação não para. São novos canais, filmes, programas e jogos pipocando em nossas telas diariamente. Como então é possível manter um usuário conectado e interessado naquilo que temos a oferecer? Os jogos e aplicativos em geral parecem ter encontrado o caminho das pedras. Através de rankings, insígnias, troféus e conquistas eles fazem com que o usuário continue motivado mesmo após longos períodos de usabilidade. E se nos jogos essa estratégia funciona, fora deles também tem demonstrado resultados incríveis. Não se deixe levar por conceitos complicados e ortodoxos: este é o verdadeiro significado da palavra Gamificação.
Todo o mecanismo que é usado como atrativo para que o usuário mantenha-se interessado tem por trás dele um conceito de Gamificação. E o que era comum apenas em jogos, tornou-se uma estratégia interessante e efetiva para outros segmentos: educacional, recreativo e também corporativo.
Gamification – Jogos para Empresas
O primeiro passo para essa migração do conceito de gamificação das telas para as empresas aconteceu dentro do RH. Os funcionários foram estimulados a participar de programas de benefícios, passaram a disputar o ranking de funcionário do mês e ganharam benefícios extras de acordo com seu comportamento. Estas estratégias, que já são tradicionais na hora de engajar os colaboradores, são apoiadas no conceito de Gamificação – e têm se mostrado muito efetivas.
De maneira simplista, podemos entender que o conceito de Gamificação funciona apoiado na certeza de que as pessoas são altamente competitivas. É da natureza humana querer se destacar e valorizar o reconhecimento deste destaque. Por isso, agregar a Gamificação aos negócios é uma maneira tão eficaz de promover o engajamento e a motivação. A chave para que este conceito traga mudanças reais para dentro da empresa é entender que as conquistas que os colaboradores estarão perseguindo não serão aquelas relativas à empresa, mas sim àquelas relativas ao próprio colaborador. Para estarem realmente motivados eles devem perseguir seus próprios benefícios – e é claro que toda a empresa tem a ganhar com isso.
Gamification – Muito além do RH
Um grande salto na usabilidade da Gamification (Gamificação) fez com que seu uso, no ambiente corporativo, fosse pensado além da relação empresa X colaborador. O conceito pode ser estendido até os clientes, fornecedores, representantes e todos aqueles que fazem parte, de alguma maneira, dos negócios desta empresa – esta é uma das grandes vantagens da gamificação. Para que ela seja colocada em prática, basta que a empresa invista em criatividade para criar mecânicas que sejam realmente interessantes e efetivas.
Se analisarmos o cenário do Social Business, onde as empresas encontram-se conectadas diretamente aos seus stakeholders, fica evidente o quanto as ferramentas sociais podem ajudar em uma iniciativa de Gamification (gamificação). Através deste canal fica mais fácil e ágil criar as mecânicas necessárias para que seu projeto de gamificação tenha resultados. Além disso, pela proximidade visual destas ferramentas com as tradicionais redes sociais, o usuário acaba entendendo e migrando de maneira quase automática para o programa criado pela empresa. Afinal, se ele já faz uso desta mecânica na hora de jogar, por que não haveria de usar no trabalho? A diferença fica por conta do resultado final: enquanto as empresas criadoras de jogos ganham usuários fieis, as empresas tradicionais ganham engajamento e produtividade.
Gamification chegou para ficar. A maneira de usar este conceito na sua empresa, no entanto, não é estática e vai depender da sua criatividade e das ferramentas disponíveis. Seja qual for o cenário em que sua empresa está inserida, engajamento e motivação são sempre questões importantes – e essa é a razão principal pela qual você e sua empresa não podem ficar de fora desta tendência.
A sua empresa já aplica os atrativos dos jogos para engajar os colaboradores? Quais os que você mais gosta ou gostaria de ver na sua empresa? Compartilhe Conosco a sua experiência.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.