Google Forms agora de cara nova
Google Forms sempre foi na minha opinião a melhor ferramenta disponibilizada no Google Apps, porém precisava de uma repaginada em suas funcionalidades. Demorou mas chegou, agora os usuários do Google Forms tem a sua disposição uma versão com Layout melhorado e com algumas novidades.
Google Forms – O que mudou?
Assim como o Google Docs Presentation que foi rebatizado como Google Docs Slides, o Google Forms ganhou um novo Layout e é possível colaborar em tempo real com outras pessoas através da opção de Compartilhamento.
Google Forms – Desvinculado da planilha
Outra mudança radical é que o formulário não é mais vinculado a uma planilha específica. As respostas são recebidas e armazenadas apenas no Google Forms, mas continua havendo a possibilidade de colocar seus dados numa planilha, como era comum na versão anterior. Se for esta a sua escolha, pode-se selecionar entre colocar o conteúdo numa Planilha Nova ou numa existente.
Google Forms – Arrastando e soltando listas de itens
Além destas mudanças agora é possível arrastar e colar uma Lista de Itens sobre os controles Múltipla escolha, Caixa de seleção, Escolher de uma lista e Grade, assim você poupa um monte de tempo, pois na versão anterior estes itens tinham que ser digitados uma-a-um.
Google Forms – Acesso direto Google +, Facebook e Twitter
O Form pode ser encaminhado diretamente para o Google +, Facebook e Twitter sem a necessidade de Copiar e Colar o Link do Formulário.
Google Forms – Primeiros passos
1. Clique no Botão “Primeiros passos” para começar.
2. A seguir escolha um “Tema” para seu Formulário.
3. Na janela de edição do formulário, vá em “Configurações [Seu Domínio]” e escolha quem pode acessar o Form marcando os controles adequados.
4. A seguir informe um título e uma descrição para o Formulário.
5. Comece a edição do Formulário escolhendo um “Tipo de pergunta”. Você pode escolher uma entre as seguintes opções:
6. Para interagir com o “Tipo de pergunta” escolhido utilize um destes controles:
7. Para inserir novos “Tipo de pergunta” clique no Botão “Adicionar Itens”.
8. A qualquer momento você poderá Desfazer ou Refazer uma ação usando na Barra de ferramentas os botões para isso:
9. Escolha como as respostas obtidas no Formulário serão armazenadas clicando em “Escolher destino da resposta”. Assim os dados coletados serão:
a) Posicionados numa “Nova Planilha” (Especifique o nome).
b) Movidos para uma “Nova página em uma planilha existente …” ( A planilha deve existir).
c) Marcando o controle “Sempre criar uma nova planilha” o Google Forms se comportará igual a versão anterior.
d) Clicando no Botão “Manter as respostas somente no Formulários do Google”, os dados ficaram disponíveis apenas no Google Forms, no entanto a qualquer momento podemos alterar estas configurações.
10 . Veja como ficou seu formulário formatado clicando em “Ver formulário publicado”.
Agora é possível à partir da Janela do Formulário acessar a “Página de confirmação” e então personalizar a “Mensagem de confirmação” e definir demais comportamentos do Google Forms.
Google Forms – Redes sociais
Uma grande inovação desta nova versão é a possibilidade de enviar nossos Forms diretamente para uma Rede Social. Agora podemos enviar o trabalho diretamente para o Google +, Facebook e Twitter.
Continuam disponíveis as opções de envio por E-mail “Enviar formulário por e-mail:” e a possibilidade de “Incorporar” o Formulário a uma página HTML. Além disto podemos enviar o link do compartilhamento copiando o URL disponível em “Link para compartilhar”.
E você? já experimentou este recurso? Comece a usar ainda hoje. Caso tenha alguma dúvida sobre esta nova versão, entre em Contato.