Intranet Social: A evolução da Intranet
Intranet Social – Você sabe o que é isso? Há alguns anos atrás, as empresas se mobilizaram com a chegada das famosas Intranets. O conceito de ter um espaço dedicado ao armazenamento de informações do negócio era inovador e prometia benefícios sem limites. Na prática, poucas empresas utilizam a Intranet com toda sua potencialidade. A maioria chega, inclusive, a esquecer esse canal de comunicação, que passou a ser utilizado de maneira opcional e para fins extremamente específicos.
Na maioria das vezes esse desligamento da empresa para com a ferramenta acontece por uma falha na própria ferramenta. Afinal, se ela trouxesse consigo toda a funcionalidade que promete, não teria seu uso limitado, pois se tornaria indispensável na rotina da empresa.
O grande problema das Intranets convencionais é que elas funcionam como um caminho de via única. A informação é colocada lá por alguém que possui acesso diferenciado. E lá a informação permanece. Sim, é verdade que todos têm acesso a ela, mas o acesso é limitado. Ninguém pode alterar discutir, melhorar ou questionar todo esse conteúdo. Acrescentar informações em uma Intranet é uma tarefa confiada exclusivamente a certos profissionais, que são os detentores de toda a informação. Aos demais, só cabe acessar, observar e, quando necessário, utilizar esse conteúdo.
Um novo capítulo na era tecnológica
Com o surgimento da Web 2.0 e a popularização das Redes Sociais, não faz mais sentido que um conteúdo seja imposto de uma maneira tão tradicional. Se a onda da vez é mesmo o compartilhamento de ideias, as ferramentas disponíveis para os negócios precisaram seguir essa linha e adaptar-se a essas mudanças.
A Intranet também evoluiu. Hoje, essa ferramenta é conhecida como Intranet Social. Mais do que um nome diferente, esse novo conceito criou um espaço muito mais democrático e funcional. A Intranet Social tornou-se um elo entre as empresas e seus colaboradores – onde antes só havia um depósito de documentos.
Entenda melhor a Intranet Social
O conceito de Intranet Social entende esse espaço online como uma maneira de agregar ferramentas de interação social. Então, a Intranet em si não é o final da linha, mas o começo de uma série de ferramentas que trazem o conceito do Social Business para dentro das empresas.
Uma Intranet Social é um portal para uma área virtual onde a empresa pode conectar colaboradores. Nela há colaboração, troca de conteúdo, espaço para ter, promover e divulgar ideias. O conteúdo flui de uma maneira não linear, não hierárquica e, por isso, é tão interessante sua utilização.
O importante não é a quantidade de funcionalidades disponíveis na Intranet: mas a utilização delas. Cada empresa possui sua própria necessidade e almeja objetivos diferentes com a Intranet Social. Esta individualidade precisa ser respeitada, pois só assim ela será parte de um planejamento maior, andando lado a lado com os objetivos empresariais e ajudando a consolidá-los.
Os maiores benefícios da Intranet Social estão ligados à agilidade nos processos internos e à troca de informações, que traz inovação para todos os setores envolvidos. As possibilidades de interação ficam evidentes, já que não se restringem a setores, cargos e até mesmo filiais. As construção de conhecimento são seus principais benefícios
Desafios da Intranet Social
Assim como qualquer espaço ligado ao negócio, a intranet precisa de regras e diretrizes que garantam sua correta utilização. O erro de muitos gestores, no entanto, é fazer com que estas regras limitem a funcionalidade da ferramenta, que precisa promover a comunicação em diversos níveis. Encontrar este equilíbrio é a melhor maneira de agregar às Intranets Sociais os valores da própria empresa, mas sem limitar seu uso e sua abrangência.
A Intranet Social é o primeiro passo para agregar à empresa ferramentas sociais importantes, como uma Rede Social Corporativa – falaremos mais dela a seguir. Entender suas possibilidades e agregar a ela os valores e objetivos da sua empresa são os principais fatores para garantir sua adequação e correta utilização. Com tantas funcionalidades, as Intranets Sociais estão à espera de empresas dispostas a usufruir de seus inúmeros benefícios.
E você? Possui um pequeno ou médio negócio? Gostou da ideia? Compartilhe Conosco suas impressões.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.
Existem boas oportunidades seguindo esta tendência, mas a cultura das empresas devem ser de promover a colaboração e compartilhamento de idéias e também as recompensas, afinal o trabalho mesmo que feito com muito amor carece de recompensas. Caso contrário o engajamento fica comprometido.
Leandro
Concordo com você, na sua opinião quais atitudes você acredita que as empresas deveriam ter para mudar essa cultura?