Qual a hora certa de implantar um modelo de Social Business?
Depois de ler muito, pesquisar e entender o cenário atual das empresas e as questões que Social Business resolve , você reconheceu que esta prática podre agregar valor ao seu negócio. Mas como saber qual é a hora certa de implantar este modelo de gestão em sua empresa?
Social Business – Analise seu caso e as informações de que dispõe
O primeiro passo para a implantação do Social Business tem a ver com a quantidade e a qualidade de informação que você possui. É imprescindível que você tenha sanado todas as suas dúvidas a respeito. Se você tem dúvidas ou não sabe como esta prática poderá auxiliá-lo, pense e pesquise mais um pouco. Todo processo inovador, para que traga benefícios, precisa ser planejado com cautela. Um ambiente colaborativo de trabalho exige mudanças e comprometimento – dos líderes e dos colaboradores. Se você tem dúvidas, é possível que venha a questionar esta decisão depois de tomada – e isto poderia ser muito prejudicial para o processo.
Nosso objetivo é sempre motivar sua empresa a aderir ao Social Business, uma vez que sabemos todos os benefícios que ele pode trazer. Mas não a qualquer custo e de qualquer maneira: é preciso lidar com a implantação da maneira certa. E, por isso, você precisa saber se sua empresa está madura o suficiente para lidar com as mudanças que ocorrerão. Você, seus funcionários e o ambiente de trabalho estão prontos para atuarem como uma equipe única e de maneira unilateral?
Muitos diretores e empresários respondem afirmativamente nesta hora. Mas na prática, ficam perdidos e confusos ao ouvirem e receberem sugestões, soluções e informações de colaboradores que, na teoria, estão em cargos inferiores. É preciso pensar a respeito disso. O Social Business diminui as barreiras entre setores, cargos e níveis, fazendo com que a hierarquia não seja mais o elemento chave no processo empresarial. Antes de se decidir por ele, aceite este fato. A partir do Social Business, você terá que colocar a informação e as pessoas à frente de seus cargos – e isto pode ser difícil no começo, portanto, esteja preparado.
Social Business – A melhor hora é agora
As análises necessárias terminam aí. Se você já passou por esta fase, tem certeza do que procura e de como o Social Business pode ajudá-lo. Se você tem plena convicção de que irá manter-se estimulado e conseguirá estimular seus funcionários a um novo método de trabalho, a melhor hora é sempre agora. Quanto mais você adiar a implantação do Social Business, mais vai adiar os benefícios que esta prática pode lhe trazer.
Social Business – Analise sua concorrência
Se seus concorrentes ainda não aderiram a este modelo de trabalho, você será pioneiro. Empresas com práticas pioneiras estão aptas a serem reconhecidas como inovadoras, trazem benefícios e motivação para seus funcionários e, melhorando seus processos internos, conquistam o mercado e todos os objetivos que foram traçados. Se seus concorrentes já investem em Social Business, este também é o momento certo para você investir, sem correr o risco de ficar para trás. Seu concorrente tem alcançado melhorias importantes e você também pode consegui-las.
Social Business – Empresas jovens X empresas tradicionais
Muitas empresas novas no mercado têm a vontade e a informação necessárias para aderir ao Social Business, mas sentem-se receosos com a escolha. Empresas jovens podem implantar o Social Business, assim como empresas tradicionais.
O sucesso da implantação tem mais a ver com estar preparado para as mudanças do que com a quantidade de tempo de mercado que uma empresa possui. Podemos, porém, dizer que empresas com um sólido conhecimento de mercado têm mais facilidade em identificar as oportunidades e os benefícios reais trazidos pelo Social Business. Por outro lado, empresas jovens costumam ser voltadas a práticas mais modernas de gestão, facilitando esta implantação.
Social Business – Mão na massa
Antes de colocar a mão na massa, repense sua decisão. Melhor do que começar é começar quando você estiver preparado. É preferível tirar um tempo para analisar e montar sua estratégia com calma para começar com o pé direito.
Procure a ajuda de uma consultoria especializada, muitas dúvidas podem ser esclarecidas.
Mas quando estiver certo, dê o primeiro passo e siga em frente. O Social Business é um excelente termômetro para todas as áreas de empresa e traz benefícios que vão além daqueles que você inicialmente imaginou – mas que você só irá reconhecer quando chegar lá.
E você? Acredita que ainda não é a hora da sua empresa usufruir dos benefícios do Social Business?
Deixe seus comentários. Se tiver dúvidas, entre em Contato conosco, teremos prazer em ajudar.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.