As Redes Sociais Corporativas e seu papel no Marketing
As Redes Sociais Corporativas e seu papel no Marketing Empresarial
O setor de marketing das empresas passa constantemente por mudanças. A área de marketing, por si só, é uma das mais dinâmicas, estando sempre aberta à inovação e às novas tecnologias. Como acompanha e analisa o mercado onde a empresa está inserida, esse comportamento mutante é necessário, caso contrário o setor acaba se tornando obsoleto na representação que lhe cabe.
Quando pensamos nas redes sociais internas dentro dos setores de marketing – lugar que geralmente ocupam dentro das empresas – percebemos três momentos principais. No primeiro deles, a rede social surgiu como uma vilã, responsável pela falta de atenção dos colaboradores, pela baixa do rendimento da empresa e pela negativa intromissão na rotina de trabalho.
Mas como não é possível ir contra as tecnologias, descobriu-se em um segundo momento um modo de coloca-las a favor do marketing e da comunicação. Elas se tornaram instrumentos estratégicos na construção de marca, no contato com o consumidor e no monitoramento da reputação da empresa e seus produtos e no alinhamento estratégico dos colaboradores.
Agora, graças à modalidade de redes sociais corporativas, outro importante capítulo se inicia, um terceiro momento que promete mudar mais uma vez a relação das redes com o setor de marketing. Voltadas à realidade interna da empresa e seus colaboradores, elas influenciam diretamente a dinâmica do setor, trazendo grandes transformações que ficam evidentes logo que entram em cena.
Mais acesso à informação
O acesso à informação é um importante pilar do setor de marketing. Desde que o conceito de marketing surgiu e ganhou as empresas mundo afora já se sabe sobre a importância das pesquisas e dos levantamentos de informações, que servem como base para todas as estratégias mercadológicas guiadas pelo setor. Graças às redes sociais corporativas e sua grande abertura e facilidade para o levantamento de informações é possível aprimorar o que se sabe sobre o produto, o mercado, os clientes, a empresa… As redes sociais corporativas ajudam a copilar e levantar estes dados de uma maneira mais rápida e fácil, tornando-os peças de estratégias em todas as tomadas de decisões realizadas pelo setor.
Tudo se resume a relacionamento
As redes sociais tradicionais já pregavam isso: tudo se resume a relacionamento. E as corporativas chegam às empresas com esta mesma finalidade, mas dentro de um contexto reduzido, voltado apenas aos interesses da própria organização. Estimular o relacionamento entre os colaboradores e os setores promove uma aproximação do marketing de todos os outros setores da empresa, facilitando ações internas, o levantamento de informações e a colaboração. O marketing é por si um setor comunicativo e voltado às relações, seja com clientes ou colaboradores. Graças às redes sociais corporativas se abre um novo leque de oportunidades, estreitando relações que eram mais difíceis de serem construídas.
Coleta de ideias e novas propostas
Novas ideias surgem diariamente nas redes sociais corporativas. Isso acontece pela junção de diferentes pontos de vista, em um trabalho extremamente colaborativo. Estas ideias podem ser aproveitadas por diferentes setores, mas especialmente pelo marketing.
É no marketing que buscamos posicionar os produtos, as marcas e a empresa – e poder contar com as ideias e a inovação dos colaboradores nesta missão pode facilitar e mudar a dinâmica do trabalho. É possível a formação de grupos de discussão, onde o trabalho colaborativo gera ideias, propostas e toda a inovação necessária para que o marketing posicione a empresa de acordo com seu mercado.
As Redes Sociais Corporativas e a dinâmica de trabalho
A verdade é que a implantação de uma rede social corporativa aliada aos conceitos de Social Business tende a mudar toda a dinâmica de trabalho de uma empresa. Assim como nos demais setores, o setor de Marketing também será profundamente modificado por essa implantação. Mas se considerarmos o quanto este setor é movido pela comunicação e pela inovação junto ao mercado, entenderemos porque essa mudança é ainda mais profunda nele.
Os benefícios da implantação são evidentes: maior agilidade, maior acesso à informação, novas ideias e melhoria contínua na maneira de se comunicar da empresa – seja com clientes, colaboradores ou entre setores. Saber usar estes benefícios, porém, vai determinar o quanto a implantação será estratégica para o setor de marketing, e o que ele poderá alcançar através dela. O diferencial para que o marketing – e toda a empresa – experimente o sucesso da implantação é o uso que farão de todos os benefícios que estarão disponíveis, prontos para serem usados em prol da comunicação.
Quer saber mais, ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco. Até o próximo artigo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.