Setesys Entrevista: Fernando Laterza, coordenador de T.I e usuário do Google Apps
A Setesys Entrevista é uma seção do blog aonde apresentaremos o depoimento de um de nossos clientes a respeito da experiência que teve com o Google Apps.
O depoimento de hoje é de Fernando Laterza, coordenador de T.I na Luft Agro, que oferece soluções logísticas para agronegócios e pertence ao grupo Luft Logistics. Em uma pequena entrevista, ele nos conta um pouco sobre a experiência que está tendo como usuário do Google Apps e o que o levou a adotar a ferramenta da Google na sua empresa.
Setesys: Qual o número de colaboradores atual da sua empresa?
Fernando: De 100 a 500 funcionários.
S: Há quanto tempo utiliza o Google Apps como solução empresarial?
F: Menos de 1 ano.
S: Quais motivos o levaram a adquirir o Google Apps para sua empresa?
F: Problemas com servidores internos, custos com upgrade, administração e organização.
S: Qual o seu grau de satisfação com o serviço?
F: O serviço do Google Apps é excelente.
S: Qual tipo de serviço você utilizava para hospedar seus emails antes de adquirir o Google Apps? Por que ele foi cancelado na sua empresa?
F: Ms-Exchange. Tínhamos uma estrutura pequena, à nível de servidores e licenciamento. Com o crescimento da empresa, era muito trabalhoso, além de custoso, atuar na expansão desses dois itens: servidores e licenciamento. Na verdade, o Google Apps foi uma saída estratégica. Com ele, conseguimos acompanhar o crescimento, sem maiores transtornos e custos, além de pouca mão-de-obra em administração.
S: Qual é a ferramenta do Google Apps que seus colaboradores mais utilizam? Por quê?
F: Praticamente 90% dos nossos usuários só utilizam o Gmail e Gtalk. Muitos dos nossos usuários não são muito capacitados à utilização de novas tecnologias. Até tentamos, através de um treinamento realizado, alcançar um público que conseguisse aprender e replicar, mas talvez seja necessário um treinamento periódico.
S: Colaboração, Compartilhamento, Produtividade e Mobilidade – Antes do Google Apps
F: Devido à nossa estrutura, tínhamos muitos problemas com armazenamento de mensagens. As consequências tinham o efeito dominó: Com mensagens armazenadas ora em discos locais, ora nos servidor, tínhamos o comprometimento da mobilidade, que por sua vez comprometia a colaboração e compartilhamento, que por sua vez, comprometia a produtividade e a segurança das informações, causando até prejuízos para a empresa. Era uma loucura achar informações e administrar todos esses transtornos, ficando refém dos custos. Isso, sem falar nos servidores anti-spam, trabalhosos, custosos, etc..
S: Colaboração, Compartilhamento, Produtividade e Mobilidade – Depois do Google Apps
F: O efeito dominó, inverso. Com o aumento da capacidade de armazenamento e a alta disponibilidade nativos, ganhamos mobilidade, melhor colaboração e compartilhamento, e por sua vez, aumentamos a nossa produtividade. Isso tudo com uma melhor administração, e informações centralizadas, e baixo custo, além da qualidade e segurança das informações. Sem contar, que com as inovações do Google, estamos sempre com a melhor tecnologia na empresa.
S: Conte sua experiência pessoal com o Google Apps
F: Facilidade na administração e utilização, centralização das informações, baixo custo, alta disponibilidade e mobilidade, inovação, segurança, são sinônimos de Google Apps. Nossa experiência não poderia ter sido melhor. Só tenho elogios. Eliminamos muitas dores de cabeça e noites de sono. Pudemos nos dedicar e atuar mais no negócio da empresa, sem nos preocupar tanto com problemas causados por indisponibilidade ou perda de informações. O Google Apps nos deu, além de tudo o que oferece (mobilidade, segurança, inovação, etc…), tranquilidade.
Queremos agradecer muito ao Fernando pelo depoimento!
E vocês, já utilizam o Google Apps for Business? Concordam com a opinião do Fernando?