Social Business e Segurança no compartilhamento da informação
Como fica a questão Social Business e Segurança? Quando falamos em Redes Sociais uma das primeiras coisas que pensamos é na segurança durante o compartilhamento de informações. Quando falamos nas Redes Sociais Corporativas, compostas por ferramentas sociais, esta preocupação é ainda mais evidente, já que as informações ali armazenadas não têm a ver com lazer, mas sim com negócios. Muitas vezes, estas informações são sigilosas e, caso vazem, podem comprometer a empresa e expor conteúdos que deveriam ser exclusivamente internos. Mas afinal, é seguro compartilhar arquivos e informações dentro destas ferramentas?
Informações compartilhadas por e-mail tendem a ser mais perigosas do que aquelas compartilhadas por uma Rede Social Corporativa. Isto porque o e-mail nem sempre faz parte de uma rede segura, sendo muitas vezes inacessível à própria empresa. Já as plataformas sociais são 100% controláveis, com acesso restrito e toda a segurança que a empresa precisa.
Social Business e Segurança – Rede Social Tradicional X Rede Social Corporativa
Nas Redes Sociais tradicionais os conteúdos, as informações e tudo que é disponibilizado aos usuários são dados públicos. Nas Redes Sociais Corporativas, tudo é armazenado em bancos de dados que são altamente seguros e sigilosos, garantindo assim a tranqüilidade de quem trabalha com essas ferramentas. Esta é a grande diferença destas duas ferramentas.
É preciso diferenciar que, apesar de serem visualmente parecidas, o que há por trás de uma Rede Social Corporativa é muito diferente do que há por trás de uma Rede Social Tradicional. Entender isso é o primeiro passo para adotar estas ferramentas sem medo, já que elas são arquitetadas para garantir que todo o conteúdo, os acessos e os usuários sejam protegidos dentro daquela área. As informações não estão disponíveis para ninguém além de quem faz parte deste seleto grupo de pessoas – e este seleto grupo de pessoas é definido pela própria empresa.
Social Business e Segurança – A empresa dita as regras
A empresa que contrata uma ferramenta social é o cliente desta plataforma. Ele tem pleno controle sobre os usuários, seus acessos, as informações que são compartilhadas nesta rede e tudo que envolve sua empresa. As ferramentas, de maneira geral, podem ser configuradas de acordo com as políticas de segurança da própria empresa, que podem envolver autenticação e autorização para acesso a determinados conteúdos.
A empresa é quem decide de que maneira quer implantar suas ferramentas sociais: com armazenamento local ou em nuvem. Em ambos os casos, é possível garantir a segurança das informações e da empresa.
É possível instalar componentes que monitoram e alertam quando um determinado documento é acessado, por exemplo. Isto garante que os documentos confidenciais sejam constantemente monitorados, evitando sua distribuição a usuários não autorizados. Outra manobra que pode ser utilizada é o arquivamento de logs, que guardam as informações de Blogs, Comunidades, Wikis e o que mais o cliente desejar. Assim, tudo fica armazenado para consultas posteriores. O importante é que estas possibilidades oferecem Social Business e Segurança ao cliente, que sabe, monitora e controla tudo que acontece dentro de sua rede corporativa.
Onde estão e como vazam as informações empresariais
O fator humano no vazamento de informações sigilosas é geralmente o principal fator a ser considerado e deve ser corrigido, pois costuma ser a porta de saída da informação. Em um papo de bar, um almoço informal e em relações externas ao trabalho há a chance de que muitos tópicos sejam levantados sem o conhecimento ou a permissão da empresa. Neste aspecto, há de se convir que é muito mais fácil controlar uma ferramenta tecnológica do que as pessoas envolvidas com ela. Por isso a necessidade de manter uma relação aberta com seus colaboradores, incentivando-os a manter sigilo absoluto sobre o que acontece dentro da empresa. Reconhecer e valorizar esta discrição é parte importante do processo para se tornar uma empresa segura e sigilosa.
O Social Business e suas ferramentas são pensados de maneira a minimizar os possíveis riscos no compartilhamento de informações. Cabe a empresa conhecer suas opções de segurança, bem como estabelecer protocolos de atuação para garantir que tudo esteja dentro do seu controle. As ferramentas sociais são altamente versáteis, adaptando-se à segurança da própria empresa e garantindo que, além de um ambiente produtivo, se crie um ambiente altamente seguro.
E você? Como mantém a segurança e o controle dos dados na sua empresa? Conhece outras soluções que podem ajudar? Deixe aqui seus comentários e compartilhe Conosco .
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.