Social Business para compartilhar a inteligência coletiva das empresas
Social Business alavancou grandes empresas e vem gerando um número impressionante de mudanças no mundo dos negócios. Mas como reconhecer nesta prática a solução para os desafios do seu negócio? Ainda há muitas dúvidas sobre quais modelos de negócios, que tipo de empresas e que setores especificamente podem adotar práticas inerentes ao Social Business. Mas essa resposta só você pode ter, ao analisar seus negócios e desafios com atenção e sinceridade.
Não há uma receita única para o sucesso quando o assunto são práticas empresariais – como o Social Business. Não é possível dizermos que ele funciona para determinadas empresas e não funciona para outras. Também não é possível generalizarmos e dizer que ele funciona para este setor, enquanto não é indicado para aquele outro segmento. Qualquer regra neste sentido seria muito leviana e não levaria em conta a realidade específica do seu negócio, que só você conhece. Quando se trata da viabilidade da aplicação do Social Business, ninguém detém esta resposta melhor do que você mesmo.
Mas antes de procurar por esta resposta, faça a pergunta certa. Ao invés de perguntar se o seu segmento é ideal para a implantação do Social Business, pergunte-se se o seu problema pode ser resolvido com ele. Assim fica mais fácil diagnosticar a viabilidade da implantação deste modelo de negócio em sua empresa.
Social Business – Preocupe-se mais com seus desafios do que com o seu nicho de mercado
A chave para saber se sua empresa é uma candidata a usufruir dos benefícios do Social Business está no diagnóstico de seus problemas e desafios. Sem essa informação, qualquer nova medida não será efetiva, pois sem identificar o âmago da questão é impossível resolvê-la.
Pode parecer óbvio, mas nem sempre é fácil perceber os problemas e desafios diários de uma empresa, principalmente quando somos parte atuante da engrenagem e passamos o dia dentro dela. Às vezes é preciso distância e uma boa dose de pesquisa para chegar lá. Mas o esforço vale à pena, uma vez que com um objetivo claro é possível otimizar tempo e esforço em prol de um sistema de Social Business bem implantado e que realmente traga benefícios.
Preocupe-se mais com seus objetivos e tente enxergar, na visão do Social Business, como estas novas práticas podem ajudá-lo. Se enxergar um cenário positivo e promissor a partir de suas necessidades e dos benefícios que o Social Business oferece, sinta-se confiante para seguir em frente. O Social Business não oferece receitas exatas e que funcionam da mesma maneira para todos os clientes. Por isso é tão importante investir no diagnóstico de sua empresa.
Não há um mercado ou nicho exclusivos para a implantação do Social Business
Muitos diretores e empresários ainda acreditam que precisam estar dentro de um nicho específico para usufruir dos benefícios do Social Business, principalmente dentro do mercado tecnológico. Isto não é verdade. Dependendo dos seus objetivos e de sua disponibilidade na hora de planejar e implantar esta prática, pouco importa se sua empresa é de um segmento até então não alcançado pelo Social Business. Esta pode ser mais uma maneira de inovar e sair na frente dos seus concorrentes, fazendo aquilo que ninguém ainda se dispôs a fazer.
Se você conhece as necessidades da sua empresa e sabe de que maneira o Social Business pode ajudá-lo, você é um forte candidato a aderir a ele. Não se prenda a mercados, nichos e outros atributos aparentemente necessários: o Social Business possui o poder de adaptar-se dentro da realidade de cada empresa, este é um trunfo poderoso que pode ser usado para alavancar seu sucesso.
O mais importante é que você crie uma cultura organizacional voltada ao pensamento coletivo e às práticas colaborativas, pois só assim poderá se tornar um modelo de negócio realmente social. Introduza valores de transparência, facilite seus processos e invista em uma cultura que valoriza a informação, independente do seu nicho de mercado. Estes são os primeiros passos, e na maioria das vezes os mais importantes, para aderir ao Social Business.
Compartilhe conosco qual é o seu negócio e como acredita que o Social Business pode ajudar o crescimento dele.
Empolgado com o Social Business? Você tem dúvida como ele pode impulsionar o seu negócio? Entre em contato conosco.