Social Business foco em pequenas e médias empresas
Quando pesquisamos sobre Social Business, quase sempre somos levados a cases de sucesso de grandes empresas de renome mundial. São corporações com uma marca poderosa e que geralmente atuam como pioneiras nos modelos de gestão. Apesar de muito esclarecedores, estes conteúdos fazem com que acreditemos que o Social Business não é uma prática para todos. Quando, na verdade, ele tem mais a ver com o perfil do negócio do que com o porte da empresa.
Uma das questões mais levantadas por executivos e empresários é justamente essa. Como ficam as pequenas e médias empresas? Há espaço para elas no contexto do Social Business?
O Social Business fora das grades corporações
O grande erro das pequenas e médias empresas é acreditar que o Social Business só é viável para determinado porte empresarial. Esse comportamento pode ser explicado pelo papel que a comunicação exerce, em geral, dentro da empresa. Gestores esclarecidos e que já presenciaram o poder da comunicação têm mais facilidade em aceitar o Social Business e seus benefícios.
Infelizmente, uma parcela das pequenas e médias empresas ainda acredita que a comunicação é desperdício de verba, e não investimento. Essa falsa crença tem o poder de criar empresas engessadas, presas a um tradicionalismo que as torna obsoletas em suas práticas e posicionamento.
Com o Social Business não é diferente. A comunicação interna às vezes é mal entendida por gestores de pequenos negócios, que acreditam que investir em outras áreas é mais importante. Mas dar a uma pequena empresa a possibilidade de obter os benefícios alcançados por grandes corporações é o que faz do Social Business a prática ideal também para estes modelos de negócios.
Incluir o Social Business nas prioridades das pequenas empresas é o passo mais importante para disseminá-lo e expandir suas fronteiras, levando seus benefícios a todos os portes empresariais. Este processo já começou, mas ainda tem um longo caminho pela frente.
Os benefícios da implantação do Social Business em médias e pequenas empresas
O conceito de Social Business é válido para qualquer porte empresarial. Mesmo as menores empresas, com cerca de 10 funcionários, podem usufruir de seus benefícios. A chave é adaptar as funcionalidades tecnológicas às necessidades de cada negócio – seja ele grande ou pequeno.
O Social Business não traz apenas um benefício, portanto, pode ser utilizado para minimizar muitos problemas – incluindo aqueles enfrentados por pequenas empresas. Organizar melhor informações empresariais, agilizar processos internos e tomar decisões mais assertivas são alguns exemplos que demonstram que a linguagem do Social Business é universal, não estando restrita a determinados modelos de negócio. Em um cenário ideal onde não haja problema a ser resolvido, ele pode gerar um diferencial competitivo e mais agilidade nos processos internos – fatores que trazem vantagens para qualquer modelo de negócio, seja ele grande ou pequeno.
Seja qual for o tamanho de sua empresa, vale a pena investir na implantação do Social Business. Ele é capaz de trazer todos os benefícios alcançados pelas grandes empresas para sua realidade e na proporção certa para o seu negócio.
E você? Possui um pequeno ou médio negócio? Gostou da ideia? Compartilhe Conosco suas impressões.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.