Social Business – Por que deixar a sua empresa mais social
Ao falarmos sobre Social Business automaticamente pensamos em redes sociais corporativas e em modelos de intranet social. E essas ferramentas são, de fato, parte integrante e principal do processo. Mas o sucesso da prática do Social Business fica ainda mais evidente quando sua implantação é aliada a outros fatores, principalmente quando o ambiente organizacional da empresa é propício ao engajamento. A empresa que pensar desse modo estará preparada para lidar com o Social Business e os benefícios de sua implantação, que já são evidentes, ficarão ainda maiores.
A fórmula do Social Business
O comprometimento das pessoas envolvidas com a empresa pode ser conseguido através do engajamento social, que podemos entender como a lapidação da natureza das pessoas, que passam a ser mais sociais e buscam soluções colaborativas. O Social Business não pode ser simplificado a uma fórmula, mas se nos propusermos a discutir os principais elementos de sua implantação, chegaremos a um resultado parecido com este: Alcançar este engajamento é um processo diário, construído com pequenas ações. Separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de criar um ambiente que encoraja o pensamento e o engajamento social, criando um solo fértil para o desenvolvimento do Social Business – e maximizando os frutos desta prática.
Valorize as ações sociais do Social Business
Algumas pessoas são naturalmente mais sociais e devem ter suas práticas reconhecidas. Mesmo que as ações sejam discretas, elas merecem reconhecimento. Quando a empresa reconhece e valoriza as práticas colaborativas incentiva novas práticas neste sentido, numa escala crescente. Os demais colaboradores tendem a seguir pelo mesmo caminho, uma vez que a empresa já demonstrou a importância deste comportamento.
Crie espaços convidativos
Os escritórios estão deixando de ser pequenos espaços fechados com uma mesa e cadeira. Quanto mais abertos, sociais e integrados forem os espaços da empresa, mais funcionais se tornarão. Os espaços físicos podem influenciar mais do que imaginamos um determinado comportamento. Dar as pessoas a possibilidade de trocarem ideias e mostrar que elas fazem parte de uma equipe é a melhor maneira de influenciar este comportamento. O mesmo raciocínio serve para espaços além do escritório: áreas de circulação, copa, salas de reunião… Tente tornar estes espaços mais convidativos à socialização e terá uma mudança automática no comportamento dos colaboradores.
Diminua a barreira entre os setores
É muito comum vermos ações que ficam restritas a determinados setores. Algumas empresas ainda trabalham com regras diferenciadas, espaços exclusivos e outras atitudes que, na prática, tendem a setorizar ainda mais os colaboradores. Quanto menores forem as barreiras, mais integradas estarão as pessoas, sendo convidadas mais uma vez a aderir a um novo comportamento, mais abrangente e sociável.
Mais foco em resultado e menos foco na hierarquia
As empresas modernas estão criando novos modelos de gestão, onde um título, um cargo ou uma promoção têm menos valor do que uma iniciativa que produz um excelente resultado. Isso gera profissionais mais preocupados com os resultados, os indicadores e o lucro – e tira o foco da hierarquia, que é um processo competitivo e que gera rivalidade ao invés de parceria. O papel da empresa que aposta nestes novos modelos é reconhecer as boas práticas e recompensá-las, ao invés de estimular uma corrida por um cargo ou título específico.
Incentive a opinião crítica
Ouvir os colaborades, os clientes, os fornecedores e todos aqueles que estão envolvidos com uma empresa é uma atitude inteligente por várias razões. A primeira delas é o diagnóstico que pode ser feito com essas informações. Depois, é possível reconhecer nas opiniões soluções criativas, combinadas, geradas a partir de diferentes ideias, que é mais um dos muitos benefícios do Social Business. Refletir sobre estas questões com certeza trará novas ideias para engajar sua empresa com o pensamento social. Se sua empresa está pronta para investir em Social Business, também está a um passo de criar uma cultura social interna. Apesar de envolver grandes mudanças, esse processo é extremamente benéfico, uma vez que as vantagens do Social Business estendem-se por todos os setores e áreas da empresa, atingindo inclusive uma maior rentabilidade. Criar um ambiente colaborativo é um dos passos dessa mudança, que irá acontecer diariamente, em pequenas atitudes, e fará parte de uma transformação que só o Social Business pode trazer. E você? Como tem ajudado a melhorar os resultados da sua empresa usando práticas sociais? Compartilhe Conosco. Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.