O Social Business e suas vantagens competitivas
Trabalhar de maneira social é o futuro. Certo? Errado. Trabalhar de maneira social precisa ser o presente.
Quando o e-mail surgiu, o fax foi extinto. Você consegue imaginar uma empresa que, hoje em dia, ainda usa Fax e não tenha um endereço de e-mail? Pode parecer absurdo, mas a maioria das tecnologias tem esse efeito de transformar o ambiente de trabalho. Com as redes sociais não foi diferente. Graças a elas a discussão sobre o Social Business foi fomentada e possibilitou novas e inovadoras práticas em organizações de todo o mundo.
Mas de que maneira podemos usufruir dos benefícios deste sistema? Separamos alguns pontos que convidam você a aderir ao Social Business antes de seus concorrentes. Entenda porque trabalhar de maneira social é uma vantagem competitiva.
Social Business – Você tem as informações
Processos tradicionais como o 0800 e o SAC são realmente eficientes para coletar informações e opiniões? Quantas vezes você pegou o telefone para reclamar ou elogiar um produto? Graças às redes sociais, o processo ficou mais ágil, diminuindo os filtros e possibilitando um maior número de informações. E graças ao Social Business, agora é mais fácil também fazer com que essa informação chegue às pessoas certas da empresa e seja usada estrategicamente. Conversar com o consumidor é a maneira mais fácil de medir seu desempenho, monitorar sua atuação e montar sua estratégia empresarial.
Social Business – Inovar é preciso
– Você não pode ser igual ao seu concorrente: precisa ser melhor. E para se destacar, nada melhor do que inovar. Mais uma vez o Social Business alavanca seu sucesso: com a socialização de trabalhos, discussões entre setores e colaboradores, a chance de você ter uma ideia inovadora, que deixará seu concorrente para trás, é muito maior. Trabalhar da maneira tradicional faz com que você obtenha resultados tradicionais. Para inovar em resultados, é preciso inovar na maneira de chegar lá.
Social Business – Retenção de talentos
Empresas que valorizam seu capital humano estão sempre em busca de novos talentos, além de manter seus melhores colaboradores. Graças ao Social Business você tem facilidade na hora de identificar estes talentos e tem maiores chances de fazê-los vestir a camisa da empresa. Você pode perder talentos se não der espaço para que eles mostrem seu potencial. Quem perde? Sua empresa. Bons colaboradores preferem trabalhar em organizações que têm potencial de crescimento e boas práticas sociais.
Social Business – Foco na qualidade
Para melhorar sua atuação, seus serviços e produtos, nada melhor do que trabalhar em conjunto. Com o Social Business você estimula a troca de informações técnicas, que resultam em um aumento na qualidade do trabalho. As boas práticas ainda são disseminadas e se tornam incentivos para todos os outros profissionais da empresa.
Como você pode perceber, aderir ao Social Business é uma forma de sair na frente e potencializar seu negócio. A chave é não trabalhar isolado em uma mesa, mas sim preocupar-se com a empresa como um todo e com as pessoas que estão envolvidas neste processo. Trabalhar de maneira tradicional tornou-se uma prática perigosa: pode lhe custar o posto de empresa inovadora. Quem chegará primeiro: você ou seu concorrente?
Abraçar o Social Business significa pensar de maneira mais abrangente. É permitir que os problemas sejam solucionados da melhor forma possível e pelas pessoas mais capacitadas possíveis. É romper as barreiras dos setores e dos cargos para criar um sistema de trabalho que funcione, como uma engrenagem, em prol do bem da empresa. E sua empresa? Vai investir em Social Business ou ficar presa na era do Fax?
E você? Já pensou em adotar o Social Business em seu negócio? Se você tem algum questionamento ou desejar conhecer mais, entre em Contato teremos prazer em ajudar.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.