Backup em Nuvem. Ficção ou Realidade? V
Conforme comentamos no artigo anterior “Backup em Nuvem. Ficção ou Realidade? IV”, iremos detalhar como utilizar o Google Drive de forma simples e objetiva. Se você ainda não possui uma conta de correio Gmail, recomendamos visitar o site gmail.com para criar uma. Caso seja usuário não haverá problemas, siga o tutorial abaixo para entender como efetuar seu Backup no Google Drive.
Backup – Acessando o Google Drive pela 1ª vez
1. Acesse a sua conta Gmaill e clique na opção Disco da barra de ferramentas.
2. Você será posicionado na janela do Google Drive. Aqui já é possível criar ou mover arquivos, porém iremos demonstrar como instalar o arquivo de sincronização local que permitirá que você acesse seus conteúdos à partir do HD. Ele cria uma pasta com o mesmo nome da aplicação e esta fica posicionada no seu diretório de usuário do Windows, desta forma fica mais simples a organizar os arquivos armazenados no seu Google Drive.
Backup – Instalando o sincronizador de arquivos do Google Drive
1. Para instalar o programa de sincronização, clique no botão Instale o Google Drive para PC.
2. Na janela Fazer o download do Google Drive para Windows clique no botão Aceitar e instalar para aceitar os termos de serviços do Google Drive e iniciar o processo de Download e Instalação do programa de sincronização.
3. Quando terminar o processo, clique no botão Fechar e reinicie seu computador.
Backup – Iniciando sincronizador do Google Drive
1. Após a reinicialização do computador, posicionado na janela Fazer login no Google Drive, clique no botão Fazer login agora.
2. Na janela seguinte, informe o endereço da sua conta Gmail e a senha para ter acesso ao Google Drive.
3. Na janela Primeiros passos (1 de 2) clique no botão Próximo para avançar.
4. Na janela Primeiros passos (2 de 2), clique no botão Iniciar sincronização para usar o Google Drive no modo padrão. Se quiser alterar as opções de sincronização, clique no botão Configurações avançadas.
5. Caso tenha optado por acessar a janela de Configurações avançadas – Google Drive, você poderá:
– Alterar a localização da pasta de sincronização.
– Escolher apenas algumas pastas a serem sincronizadas e não todas.
– Sincronizar ou não arquivos do Google Docs.
– Ativar visualização offline dos arquivos do Google Drive.
– Iniciar/atualizar ou não automaticamente sua pasta de sincronização.
– Detectar automaticamente ou não as configurações de proxy.
6. Após definir suas preferências, clique no botão Iniciar sincronização para prosseguir.
Backup – Acessando o sincronizador do Google Drive
1. Para ter acesso a sua pasta de sincronização do Google Drive, clique com o ponteiro do mouse sobre seu o ícone na barra de ferramentas do Windows.
2. A seguir clique na opção Abrir a pasta do Google Drive.
3. A pasta deve estar vazia, pois a conta de exemplo é nova. Vamos mover alguns arquivos, arrastando-os para lá.
4. Quando concluir esta ação, você notará que ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o ícone do Google Drive na barra de ferramentas, ele informa o progresso da sincronização. Você vê isto na imagem.
Backup – Criando arquivos do Google Apps no Google Drive
1. Como já sabemos muito bem, podemos criar arquivos de Texto, Planilhas, Apresentações, Formulários e Desenhos utilizando o Google Apps e obviamente estes são armazenados no Google Drive. Criamos estes arquivos clicando no botão Criar e em seguida escolhendo o tipo de cada um. Veja o exemplo a seguir.
2. Observe que os arquivos Enquete (Formulário), Estudo (Apresentação), Pesquisa (Planilha) e Currículo (Texto) não possuem Cota, ou seja, arquivos criados no Google Apps não ocupam espaço de armazenamento.
3. Os arquivos criados no Google Apps e por conseguinte, armazenados no Google Drive podem também ser acessados à partir da pasta de sincronização. Na prática o Google Drive cria um atalho na pasta local do seu Windows que permite apontar para o arquivo real localizado na nuvem. Veja o exemplo a seguir.
Existem outras formas de trabalhar com o Google Drive, mas isto é assunto para outros artigos. Esperamos ter ajudado você a compreender as funcionalidade básicas do Google Drive e como ele pode ser utilizado como Pendrive virtual para seu Backup em nuvem.
Se quiser enviar um comentário ou saber mais sobre Backup em Nuvem, entre em Contato.
Preciso de uma alternativa ao LiveMesh que atualize pasta e sub pasta on line em tempo real e off line, de preferência, nas HDs sem ter que adquirir espaço de cloud…
Jobel,
Você pode utilizar o Google Drive, pois ele atualiza tudo em tempo real e offline. Apenas existe a limitação de 5gb disponível gratuitamente. Caso a quantidade de arquivos seja maior que o disponibilizado pelo Google, sempre existe a possibilidade de adquirir a expansão do Google Drive.
Preciso de uma alternativa ao LiveMesh que atualize pasta e sub pasta on line em tempo real e off line, de preferência, nas HDs sem ter que adquirir espaço de cloud…
Jobel,
Você pode utilizar o Google Drive, pois ele atualiza tudo em tempo real e offline. Apenas existe a limitação de 5gb disponível gratuitamente. Caso a quantidade de arquivos seja maior que o disponibilizado pelo Google, sempre existe a possibilidade de adquirir a expansão do Google Drive.
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Jobel,
Você pode utilizar o Google Drive, pois ele atualiza tudo em tempo real e offline. Apenas existe a limitação de 5gb disponível gratuitamente. Caso a quantidade de arquivos seja maior que o disponibilizado pelo Google, sempre existe a possibilidade de adquirir a expansão do Google Drive.