Backup local de mensagens do Gmail
Muito embora o Gmail pertença a uma linhagem de aplicativos de ponta com todo seu mecanismo baseado na nuvem Web e tendo por trás a Tecnologia de Segurança, Backup e Data Centers redundantes, eventualmente ouço a pergunta:
“Consigo fazer backup local dos meus emails?”
Na prática, desde que a Google implementou o Gmail, não sabemos de nenhum caso onde a caixa postal de um usuário simplesmente desapareceu. O Gmail é considerado um dos melhores serviços de correio em termos de Segurança e Backup. Para você ter uma cópia de segurança de todas as mensagens dos usuários de uma empresa que use o Google Apps Business é necessário adquirir o Google Postini Discovery. Nas versões gratuitas este aplicativo não se encontra disponível.
No entanto, o mundo não está perdido para você meu caro usuário que fica inseguro em deixar suas mensagens apenas na nuvem. Costumo brincar e chamar esta preocupação de “Síndrome do Outlook”. Pesquisamos na Web e localizamos uma solução gratuita que permite que você faça uma cópia backup das suas mensagens no HD do seu equipamento ou em outro qualquer dispositivo externo de armazenamento.
Trata-se do Gmail Backup, um software desenvolvido por dois programadores autônomos (Jan Svec e Filip Jurcicek) na modalidade GPL, ou seja, é livre para distribuição e não pode ser comercializado. No entanto, na página do mesmo, se você quiser fazer uma doação para manter o desenvolvimento há links para isto.
Como instalar o Gmail Backup
1. Acesse o Link abaixo e baixe a versão adequada para o seu sistema operacional (existem versões para Windows e Linux).
http://www.gmail-backup.com/gmail-backup-0107
2. Se você está usado o sistema operacional Windows escolha: Download gmail-backup-0.107.exe
3. Após o Download, dê um clique duplo sobre o mesmo para iniciar o processo de instalação.
4. Clique no botão Avançar.
5. Clique no botão Concordar com os termos de distribuição do programa para continuar.
6. Mantenha as configurações como estão conforme visto abaixo e clique no botão Avançar para prosseguir.
7. Escolha a seguir a pasta que receberá o backup. Selecione um novo local.
8. Na janela seguinte clique no botão Criar Pasta de informe o local e nome da mesma.
9. Clique no botão Avançar.
Clique na imagem para ampliar.10. Escolha uma pasta para posicionar os atalhos do programa. Neste exemplo escolhemos a pasta Acessória do sistema. Clique no botão Instalar para continuar.
11. Clique no botão Terminar para concluir o assistente de instalação do Gmail Backup.
12. Você terá no seu desktop esta visão, a pasta do Backup de mensagens e o ícone de execução da ferramenta Gmail Backup.
Como executar o Gmail Backup no seu Gmail
1. Para executar o seu Backup, clique no ícone verde do Gmail Backup.
Configure os seguintes parâmetros para iniciar seu Backup:
Gmail Login: Informe aqui seu endereço de Gmail.
Gmail Password: Informe aqui a Password do Gmail.
Backup Folder: Informe a pasta onde deseja armazenar suas mensagens.
Since date: Fazer o Backup Desde uma data específica.
Before date: Fazer o Backup Antes de uma data específica.
2. Se você já fez o Backup das mensagens pelo menos uma vez, poderá marcar a opção Newest e-mails only para copiar apenas as mensagens novas desde o último backup executado.
3. Para iniciar o backup, clique no botão Backup.
4. O conteúdo copiado poderá ser restaurado para sua conta no Gmail através do clique no botão Restore.
5. Se você tiver o cliente de correio de e-mail MS-Outlook/Outlook Express ou equivalente instalado poderá ver o conteúdo das mensagens copiadas.
Gostou? Então não perca tempo, baixe agora e faça o seu Backup!
Muito bom!! Agora tenho uma copia de tudo que tem no meu Gmail no Desktop!
Muito bom!! Agora tenho uma copia de tudo que tem no meu Gmail no Desktop!
Muito bom!! Agora tenho uma copia de tudo que tem no meu Gmail no Desktop!