Como convencer seu chefe a implantar uma Rede Social Corporativa?
A importância das redes sociais corporativas e as oportunidades de crescimento que elas oferecem já estão enraizadas na consciência da maioria dos profissionais. Com tanta informação a respeito, é normal que todos queiram trabalhar neste moderno modelo de gestão, mas nem sempre essa é a realidade, pois muitos colaboradores encontram dificuldade em convencer seu chefe a implantar uma rede social corporativa na empresa.
Enquanto algumas empresas migram naturalmente para as redes sociais corporativas, outras parecem desconfiadas, acreditando que esse movimento não passa de modismo. Na teoria, estas empresas são mais tradicionalistas e preferem analisar o cenário com muita cautela antes da execução de qualquer mudança. Mas na prática, esse comportamento pode levar a empresa a se tornar obsoleta, um risco para ela própria e para a carreira de seus colaboradores.
A resistência, geralmente, se dá por parte dos gestores, pois é difícil para o colaborador empolgado com o Social Business convencer seu chefe. Estes profissionais, que deveriam ser os mais interessados na inovação – já que ela potencializa a empresa de uma maneira geral – parecem paralisados diante da possibilidade de mudança. E esse comportamento leva a uma queda de braço entre a empresa e a opinião dos funcionários. Até que ponto vale insistir? E como os colaboradores podem enfrentar os gestores nesta batalha do convencimento? Separamos algumas dicas que elucidam a questão, trazendo à tona as principais variáveis desta equação.
-
Convencer seu chefe – Lembre-se: seu gestor está no mesmo time que você
Apesar de às vezes ter opiniões contrárias às suas, seu gestor está no mesmo time que você: o time da empresa. Por razões óbvias, ele também quer o melhor para a organização, apenas pensa de um jeito diferente. Portanto, antes de sair falando sobre o seu ponto de vista, escute o dele e entenda-o.
Se você pensar assim você conseguirá convencer seu chefe. Conhecendo seus medos e suas limitações, você pode expor os argumentos certos, que farão com que ele crie uma visão estratégica e positiva das redes sociais corporativas.
-
Convencer seu chefe – Antes de argumentar, esteja certo quanto a seus argumentos
Porque sua empresa merece trabalhar dentro dos parâmetros do Social Business? Não pode ser simplesmente porque você acha moderno e bacana, precisar ter um bom motivo, um benefício real e tangível que você enxergue. Muitas vezes focamos tanto em uma ideia que fechamos as portas para todos os argumentos contrários – e uma visão realista é fundamental para o sucesso do Social Business.
Se você não enxerga benefícios reais e não sabe a melhor maneira de argumentar, é porque talvez não tenha pesquisado o suficiente – ou, quem sabe, a empresa não esteja preparada para a implantação.
-
Convencer seu chefe – Exemplifique seu ponto de vista com números
Você tem certeza que a rede social corporativa melhoraria a empresa onde atua? Então não deixe de exemplificar com números. Alguns gestores acreditam e entendem apenas este tipo de linguagem, que é mais direta e menos subjetiva.
Não é difícil achar números que justifiquem a importância das redes sociais corporativas – basta analisar aqueles que mais têm a ver com a sua empresa e com a realidade do mercado onde ela atua.
-
Convencer seu chefe – Deixe-o digerir as informações
Depois de mostrar seu ponto de vista, fortalecer seus argumentos e mostrar números que embasem suas opiniões, é hora de dar tempo ao tempo. Provavelmente seu gestor fará sua própria pesquisa e análise – com base naquelas que você mesmo levantou. Esta é a hora de esquecer o tema por um tempo, deixar que ele fique com o assunto em mente e pense por si mesmo.
A implantação de uma rede social corporativa é assunto sério e não pode ser feita na empolgação, é preciso cautela, informação e uma boa parcela de certeza – e é isso que seu gestor irá procurar caso tenha ficado interessado em seus argumentos. Principalmente se não dominar o assunto, seu gestor irá precisar de tempo para analisar o cenário e até buscar empresas e pessoas que tenham alguma experiência neste quesito.
-
Convencer seu chefe – Não desista
Ainda que a resposta seja diferente daquela que você imaginava, não desista. Muitas empresas encontram essa barreira e, após transpô-la, se dão muito bem com o novo modelo de trabalho. Se você realmente acredita no potencial de uma rede social corporativa dentro da empresa onde atua, continue sua pesquisa, melhore seus argumentos e obtenha novas pesquisas e números.
Mas fique atento: não desistir também não significa ser chato. Enquanto pensa em uma nova abordagem, foque naquilo que realmente importa: seu trabalho. Nada de levantar o assunto em cada reunião, caso contrário os gestores ficarão ainda mais intransponíveis.
-
Convencer seu chefe – Procure uma empresa especializada
Por se tratar de um assunto relativamente novo, muitas vezes você mesmo não tem todas as respostas, e isso poderá deixá-lo inseguro, procure a ajuda de empresas especializadas em Social Business , elas certamente serão uma aliada sua nessa jornada
7. Convencer seu chefe – O desafio vale a pena
Convencer os gestores dos benefícios da implantação de um modelo de rede social nem sempre é fácil – mas geralmente vale a pena. Com a disseminação do Social Business mundo afora, fica cada vez mais fácil conseguir números e pesquisas que embasem essa implantação – facilitando seu trabalho de convencimento.
O importante é não desistir e procurar novas maneiras de levar sua opinião até os gestores, sempre tentando sanar as dúvidas e incertezas que eles possam ter. Quando o assunto é Social Business, conhecimento, informação e pesquisa nunca são demais – e você pode começar este trabalho muito antes de uma implantação propriamente dita.
Quer saber mais, ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco. Até o próximo artigo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.