Engajamento e Reconhecimento: Dois ganhos do Social Business
As duas faces do Social Business
Engajamento e Reconhecimento: Os conceitos do Social Business estão amplamente difundidos, assim como seus benefícios. Enquanto muitas empresas buscam agilizar seus processos internos, organizar melhor suas informações e promover a unidade da empresa, acabam se esquecendo de duas importantes facetas deste movimento.
A primeira delas é o engajamento. Pesquisas relatam que 70% dos colaboradores estão desengajados com a empresas.
Os números demonstram que empresas unificadas através das técnicas do Social Business tendem a ter colaboradores mais engajados, que enxergam no trabalho mais do que um simples emprego. Já o reconhecimento é a parte que cabe à empresa, valorizando o comportamento de engajamento que tende a ser gerado. São duas faces que andam lado a lado: enquanto os colaboradores buscam o engajamento, é necessário que a empresa busque reconhece-los. Que saber como é possível tirar o melhor proveito destas características?
A importância do engajamento
Há quem diga que a possibilidade de engajar funcionários em prol dos objetivos da empresa é um dos benefícios mais poderosos do Social Business. Especialistas em gestão sabem na teoria o que todos os empresários sabem na prática: alguém motivado pode fazer muito mais e melhor.
Logo que as práticas de Social Business são implantadas, cabe à empresa usá-las de maneira a potencializar o engajamento dos funcionários. As ferramentas de comunicação logo se tornam ferramentas de engajamento – melhorando a produtividade e outros indicadores. Mas para que esse resultado seja alcançado e principalmente mantido, é necessário que a empresa trabalhe o outro lado dessa mesma questão: o reconhecimento.
Foco no reconhecimento e na valorização
Logo que surgem os conceitos de Social Business e as redes sociais corporativas, a tendência é que os colaboradores queiram se integrar. Eles passam, então, a usar o ambiente virtual, agregando ideias, discutindo assuntos e fazendo o espaço ser verdadeiramente produtivo. Após esse cenário inicial, dois caminhos podem surgir: o esquecimento ou a continuidade.
O esquecimento acontece quando a empresa não reconhece nem valoriza o comportamento inicial desse colaborador. Ele irá esquecer-se das ferramentas e irá usá-las cada vez menos, até que elas não façam parte de sua rotina. E quando isso acontece, não podemos pensar que se trata de um comportamento inadequado por parte do colaborador: é um processo natural. Todos possuímos a tendência de voltar para a nossa zona de conforto. E ao menos que haja algo de muito bom na novidade é exatamente isso que fazemos. E isso, como você deve imaginar, faz com que a empresa perca todos os benefícios inerentes ao Social Business.
O outro caminho, o da continuidade, é o ideal, aquele que traz resultados a curto, médio e longo prazo. Ele exige, porém, o comprometimento da empresa, que deve reconhecer e valorizar todo o comportamento adequado dentro das redes sociais corporativas. É o lado bom da mudança, aquilo que irá efetivamente manter seus colaboradores engajados. Mostre aos seus colaboradores que eles estão sendo vistos, lidos, entendidos e respeitados em suas opiniões. Promova concursos de ideias, desafio-os e traga sempre novas iniciativas para mantê-los online. Assim, aquele novo ambiente se torna uma rotina e tende a permanecer em sua rotina de trabalho.
Engajamento X Reconhecimento
Não é possível promover um engajamento duradouro dos colaboradores sem que haja o reconhecimento e a valorização por parte da empresa. Também não é possível, por outro lado, que a empresa reconheça talentos que não estejam realmente engajados. Por isso, considera-se que estes são dois lados da mesma moeda – e justamente por isso devem ser colocados em prática simultaneamente, não de uma maneira isolada. Somente com sinergia nas ações é possível garantir que estejam juntos na prática empresarial, garantindo assim benefícios máximos.
Por isso fala-se tanto da importância de planejar as ações referentes ao Social Business – sejam elas motivacionais ou de reconhecimento. Sem planejamento elas acabam ficando soltas, sem alcançar os grandes resultados que poderiam.
As redes sociais corporativas são apenas ferramentas. O que as empresas fazem a partir delas é que comprova seu conhecimento em Social Business e em gestão. Quanto maior o conhecimento e a motivação gerada por ele, mais resultados incríveis podem ser alcançados. Chegar aonde você espera só depende de você e de sua maneira de engajar e reconhecer seus colaboradores. Com as práticas certas, o Social Business pode alavancar sua empresa, gerando colaboradores motivados, reconhecidos e que trazem à tona o melhor de si, gerando também o melhor da empresa.
Quer saber mais, ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco. Até o próximo artigo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.