Entendendo o conceito de Social Business
Não faz muito tempo, era muito comum aos usuários da Internet utilizarem com muita frequência seus e-mails para compartilhar com outras pessoas informações importantes. Na falta de outra alternativa os serviços de correios faziam esta ligação da melhor forma possível para a época.
Com o advento das Redes Sociais, inicialmente pensado para uso pessoal, começou a se popularizar aquilo que inicialmente os serviços de mensagens faziam. Assim o compartilhamento de informações passou a ser feito com maior facilidade por estas Redes. Aproximar pessoas, conhecer mais sobre outros usuários, compartilhar conhecimento, trabalhar de forma cooperativa, foram vantagens que agregaram valor as Redes Sociais e que aos poucos foram avançando mais e mais e hoje percebemos que o ambiente corporativo carece desses recursos para tornar suas equipes mais produtivas e colaborativas e recentemente forjou o termo que hoje conhecemos como Social Business.
- Você já se perguntou a quanto tempo você não envia mensagens para aquela lista de e-mails de amigos?
- Não é mais fácil compartilhar uma ideia por uma Rede Social?
O que é Social Business
De forma resumida, Social Business é o processo de colocar a disposição dos seus colaboradores no ambiente da empresa o mesmo “Modus Operandi” que ele está acostumado a usar, ou seja, se relacionar com outras pessoas através das Redes Sociais.
O Foco desta implementação é criar um relacionamento mais próximo dos colaboradores com Clientes e Fornecedores, assim criando o Social Business pode melhorar no desenvolvimento de processos internos, compartilhar conhecimento e produtividade.
Social Business não se resume apenas a “Colaboração“. Atualmente existem produtos que permitem que empresas se tornem mais competitivas e por que não mais “Sociais”. Com Social Business é possível buscar informação e especialistas com facilidade.
Para entender melhor, Social Business
-
Processo desenvolvido por uma organização visando à Produção de conhecimento de forma colaborativa.
-
Capacidade de Gerenciar conhecimento.
-
Capacidade de Compartilhar Informações.
-
Capacidade de Acelerar procedimentos.
-
Capacidade de Eliminar dificuldades que surgirem no decorrer do processo.
-
Capacidade de Acelerar processos
-
Capacidade de aproximar Colaboradores dos Clientes, Fornecedores e Parceiros.
-
Capacidade de motivar a criatividade e inovar.
Com base no que foi dito acima, podemos diferenciar de forma clara Social Business de Rede Social. O processo de criação de uma Rede Social é muito simples, daí existem muitas opções disponíveis. O maior problema é conectar uma Rede aos Procedimentos da sua Organização. Planejar como implementar a mesma, conscientizar da sua importância aos seus colaboradores e prepará-la para que contribua de forma precisa e objetiva para o crescimento profissional deles bem como o da empresa.
Resumindo
Social Business é uma Tendência que chegou para ficar. Quando o celular apareceu no ambiente de escritório no nosso passado recente, deixou muitos empresários preocupados. Na época de dizia que ele não contribuiria para melhorar as comunicações e sim para dificultar e atrapalhar o serviço. O tempo demonstrou que estes empresários estavam errados.
Estamos vivendo tempos de grandes e rápidas mudanças, o vento muda de posição com muita frequência no mar e assim para melhor aproveitá-lo velejadores experientes manobram a seu favor. Você está preparado para estas mudanças? Fique atento para aproveitar os melhores ventos para não correr o risco de ficar parado no mesmo lugar.
Em breve abordaremos mais sobre este assunto visando mostrar mais características desta nova tendência. Se quiser tirar alguma dúvida entre em Contato.