Ferramentas Social Business na prática – Disponíveis no Brasil
Você conhece Ferramentas Social Business? O Social Business representa um passo importante na comunicação empresarial interna. Se você já entendeu como ele funciona e quais benefícios pode trazer, está na hora de diferenciar as Ferramentas Social Business disponíveis atualmente no Brasil e escolher aquela que mais se adapta às suas necessidades.
IBM Connections
O IBM Connections é uma verdadeira plataforma social, é uma das mais completas Ferramentas Social Business agregando diversas funcionalidades. Com uma interface muito similar às Redes Sociais tradicionais, ele é intuitivo e possui alta taxa de adesão dos usuários. Para especificar as diversas possibilidades que a ferramenta oferece, os desenvolvedores separaram suas funcionalidades em aplicativos, que são:
Profiles – Perfil do colaborador, que pode ser visualizado e buscado por outros usuários. O perfil pode ter informações variáveis.
Communities – Comunidades, áreas para grupos ou equipes que possuam interesses em comum.
Blogs – Possibilidade de criação de Blogs para compartilhamento e discussão de determinados assuntos.
Files – Possibilita o compartilhamento de arquivos, que podem ser comentados e possuir várias versões.
Wikis – Sistema de construção conjunta de conteúdo.
Activities – Ferramenta para gerenciamento de projetos.
Bookmarks – Ferramenta de marcação social, usada principalmente para compartilhar links.
Smart Cloud for Social Business – IBM
Esta solução desenvolvida pela IBM é focada para aqueles que precisam de ferramentas em qualquer lugar, a qualquer hora.
Todas as informações são armazenadas na Nuvem, enquanto ela permite diversas funcionalidades como compartilhamento de arquivos, comunidades, mensagens instantâneas, conferências, perfis do usuário, e-mail e calendário.
Esta solução foi projetada para que as empresas que aderirem a esta ferramenta trabalhem de forma fácil e eficaz com pessoas dentro e fora de seu espaço físico.
Jive
A Jive é pioneira no desenvolvimento de Ferramentas Social Business no mundo. Ao desembarcar no Brasil, trouxe soluções inovadoras e ferramentas que prometem mudar a maneira de fazer negócios.
Jive for Teams: Promove a conexão entre os usuários;
Intranet Social: Promete aumentar a produtividade;
Social Customer Service: Solução desenvolvida especificamente para o atendimento ao cliente, diminuindo custos e aumentando a satisfação.
Social Marketing & Sales: Funciona dentro do departamento de Marketing, focando em produtividade, vendas, parceiros e oportunidades de negócios.
Social Base
O Social Base é uma plataforma social que promove a comunicação interna de maneira inteligente e fácil.
Mais conteúdo – O Social Base mostra conteúdo relevante para o negócio do cliente, que pode curtir, comentar e compartilhar;
Encontre a pessoa certa – Graças a um perfil individual para cada usuário, o Social Base permite que você encontre a pessoa certa para ajudá-lo, com base no que ela anda curtindo e compartilhando;
Possibilidade de integração com aplicativos de gestão;
Disponível na versão mobile.
Podio – Citrix
O Podio, desenvolvido na Dinamarca e adquirida pela Citrix, é uma das Ferramentas Social Business com foco no gerenciamento de projetos colaborativos muito bem feito. Totalmente flexível, ele permite que cada usuário defina o conteúdo a ser mostrado, tornando-se totalmente adaptável para os mais diversos tipos de projetos. Oferece a opção de ir além do gerenciamento de projetos, aliando-se a outras ferramentas que podem envolver CRM, fluxos de trabalho de recrutamento e até mesmo a intranet da empresa.
Novas ferramentas Social Business
Com a consolidação desta tendência há diversas outras Ferramentas Social Business relatando seus benefícios, novas recursos e funcionalidades são criadas e disponibilizadas diariamente ao redor do mundo. Nem todas chegam ao Brasil, mas uma parcela significativa já está disponível por aqui. Cabe à empresa e aos seus gestores analisarem com cautela aquelas que mais se encaixam ao seu estilo de trabalho. O sucesso de qualquer ferramenta depende da adequação para com o objetivo e de seu empenho em capacitar e adotar a melhor maneira de trabalhar para seu negócio.
Você já utiliza alguma dessas Ferramentas Social Business na sua empresa? O que está achando? Tem sugestões de outras ferramentas? Compartilhe Conosco.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.