Backup em Nuvem. Ficção ou Realidade? IV
Nos artigos anteriores abordamos um breve histórico sobre o processo de Backup e comentamos como chegamos ao ponto de armazenar nossos dados em nuvem, comentando inclusive o uso de algumas ferramentas destinadas para este fim, como por exemplo o Google Drive, DropBox entre outras.
Baseado em nossa experiência como empresa especializada no Estudo, Desenvolvimento, Backup e Gestão de tecnologias focadas em nuvem, vamos apresentar o Google Drive, que é uma das ferramentas para armazenamento de informações no ambiente Cloud Computing.
Google Drive Definição
O Google Drive pode ser definido a princípio como um Pendrive Virtual, ou seja, é um programa de Backup que consegue guardar dados no ambiente de nuvem e estar acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à Web.
Google Drive & Google Docs História
Inicialmente a Google oferecia aos usuários do Gmail apenas possibilidade de usar o Google Docs. O Google Docs em essência é o conjunto de programas da Google que permite ao usuário a automatização de vários processos no seu dia-a-dia.
Ele é composto de Editor de Texto, Planilha, Formulário e Editor de Apresentações. Estes produtos possuem a maior parte das funcionalidades encontradas em e programas como o Office e algumas particularidades que você só irá encontrar apenas nele.
O espaço para armazenamento de arquivos no modelo antigo do Google Docs era de apenas 1 Gb. Este espaço era usado por todos os arquivos enviados para uma conta na pessoal na nuvem.
Apenas os arquivos criados pelo Google Docs não reduzem a sua cota de espaço de armazenamento disponível. Arquivos de outras origens subtraem espaço.
Quando o Google Drive foi lançado, a Google optou por incorporá-lo ao Google Docs, ou seja, para ter acesso ao produto é necessário que você possua uma conta Gmail, assim ao acessar o Google Docs, o usuário é naturalmente convidado a fazer parte do Google Drive. Ao aceitar, seu espaço de armazenamento salta de 1 Gb para 5 Gb e as regras para armazenamento para arquivos Google e não Google continuam as mesmas.
Só para reforçar este conceito. A Google não obriga ninguém a aderir ao Google Drive, ela apenas convida. Caso você não queira usar o Google Drive você contará apenas com o espaço padrão disponível no Google Docs. Caso faça a adesão ao programa você contará com os 5 Gb de espaço para Uploads de arquivos e obviamente continuará usando os demais produtos do Google Docs para produzir seus documentos Google.
Backup com Google Drive Vantagens
Entre as vantagens do armazenamento em nuvem do Google Drive, podemos destacar:
1. Acesso de qualquer dispositivo conectado a Web (Através do navegador).
2. Antivírus.
3. Segurança.
4. Backup (Cópia de segurança dos seus dados).
5. Ferramenta de pesquisa Google Search Engine.
6. Google Drive Conector (Pasta local para facilitar movimentação de arquivos).
7. Compartilhamento e colaboração.
8. Redundância (Seus dados estão armazenados em mais de um Data Center).
Backup com Google Drive Espaço adicional
Muito embora 5 Gb seja um espaço razoável, muitos usuários precisam de muito mais para acomodar suas informações. Para estes casos a Google oferece a possibilidade de compra de espaço adicional. Este espaço pode ser de até 16 Tb e você pode contratar de acordo com a sua necessidade.
No próximo artigo abordaremos como utilizar o Google Drive de forma simples e objetiva. Se quiser enviar um comentário ou tirar alguma dúvida, entre em Contato.