A Intranet de Cara Nova
Há quem diga que a Intranet já nasceu morta. O espaço, que deveria promover o contato entre os colaboradores, divulgar informações da empresa e reunir conteúdo ficou muito distante da realidade e do cotidiano da empresa. Com o uso cada vez menor, acabou definhando e morrendo – por falta de resultados primeiro e depois por falta de usuários.
Mas precisamos admitir: a ideia de reunir pessoas e informações é boa. Muito boa, na verdade, já que ela é a base de todo o conceito de Social Business, que vem garantindo funcionalidade e resultados nos últimos anos. Mas se no conceito eles são tão parecidos, qual a grande diferença de uma Intranet e de um modelo de Social Business?
Intranet de cara nova – Espaço X Modelo de trabalho
A Intranet se resume em um espaço virtual. Já o Social Business se consagrou como um modelo de trabalho. Na prática, significa que as rotinas administrativas de uma empresa com Intranet não são modificadas. Ela é apenas um cenário, frequentado de vez em quando, para saber das novidades. Já o Social Business está presente na rotina da empresa. Ele faz com que a maneira de trabalhar seja otimizada, diminuindo a fronteira entre setores, colaboradores e informações. Já está dando para ter uma ideia do que a Intranet de Cara Nova, Não?
Intranet de cara nova – Fluxo de informações
Na Intranet tradicional o fluxo de informação tem um sentido praticamente único. Um representante da empresa divulga uma informação, que pode ser lida por todos. Já no Social Business o fluxo de informação envolve diferentes sentidos. Alguém divulga uma informação. Que é atualizada por outra pessoa. Que é compartilhada por outro setor. Que é discutida em um grupo virtual. Que acaba se tornando uma ideia inovadora e produtiva concebida de uma forma colaborativa.
Intranet de cara nova – Ferramentas diferenciadas
A Intranet visa informar. Já o Social Business visa integrar através da informação. Na teoria a diferença parece sutil, mas na prática é muito grande. Com as ferramentas de Social Business você pode criar grupos de discussão, atualizar conteúdos, buscar pessoas e informações… Já na Intranet você é um mero leitor, recebendo atualizações que irão resultar em pouca ou nenhuma inovação.
Intranet de cara nova – O Social Business é a Intranet 2.0?
O Social Business vai muito além da Intranet. Ele é uma linha de pensamento e um modelo de trabalho que abrange diversas ferramentas, entre elas a Intranet 2.0.
A nova Intranet, também chamada de Intranet Social, refez seus conceitos e apoiou sua funcionalidade na integração entre usuários – um conceito ainda mais parecido com o do Social Business. O que antes era um caminho de via única tornou-se modelo de integração e colaboração, ideal para a inovação empresarial. Esta nova atuação lhe concedeu novos usuários e uma nova força, fazendo dela um fenômeno muito comentado e utilizado pelas empresas modernas.
Intranet de cara nova – O segredo do sucesso
O futuro da Intranet 2.0 é assemelhar-se cada vez mais aos conceitos de Social Business, garantindo aos usuários uma experiência completa de integração. Essa experiência, porém, só será satisfatória e eficaz quando a empresa tiver uma filosofia de trabalho apoiada nos conceitos de Social Business, que garanta uma utilização real e completa de todas as funcionalidades da ferramenta.
A empresa que investir na nova Intranet da mesma maneira que investiu na Intranet tradicional, sem planejamento e sem mudança na estrutura de trabalho da empresa, não alcançará grandes resultados. O sucesso das ferramentas de Social Business está diretamente ligado à aplicação de seus conceitos, que vão muito além de ferramentas e soluções.
Está pronto para aderir ao Social Business? Então a Intranet Social pode ser uma boa escolha para tornar sua empresa mais moderna e inovadora.
Compartilhe Conosco como você e sua empresa lidam com estes novos modelos de colaboração. Até o próximo artigo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.