Lendo mensagens do Gmail com outros Clientes de Correio – II
Continuando o tema “Lendo mensagens do Gmail com outros Clientes de Correio“, vamos demonstrar aqui a leitura de mensagens do Gmail usando o MS-Outlook. O Google permite acesso com outros tipos de clientes, mas veremos aqui o Outlook devido ao grande número de usuários que o utilizam.
A configuração enfocada aqui é para Outlook 2007/2010, no entanto você poderá testar outras versões. Veja detalhes em instruções de configuração.
Para executar este procedimento, siga as seguintes etapas:
1. Faça login no Gmail.
2. Clique no ícone de engrenagem na parte superior direita e selecione Configurações do Gmail, na parte superior de qualquer página do Gmail.
3. Clique em Encaminhamento e POP/IMAP.
4. Selecione Ativar IMAP.
5. Clique no Botão Salvar alterações.
Observação: Se você estiver usando a interface HTML básica, não conseguirá ativar o IMAP. Mude para a visualização padrão.
6. Acesse o Painel de Controle.
7. Localize o ícone de configuração de Email (32 bits) e clique sobre ele.
8. Na caixa Configurar Email – Outlook, clique no botão Contas de email … para ter acesso as opções de configuração.
Clique na imagem para ampliar.
9. Na janela Configurações de conta, acesse a Aba Email.
10. Clique em Novo para criar um novo perfil de correio.
11. Na janela Adicionar Nova Conta, marque o controle Definir manualmente as configurações do servidor ou tipos de servidor adicionais. Clique no Botão Avançar.
Clique na imagem para ampliar.
12. Na janela Adicionar Nova Conta – Subtítulo Configurações de Email na Internet, preencha as caixas de texto abaixo segundo este modelo:
– Nome: NomedoUsuario
– Endereço de Email: NomedoUsuario@gmail.com
– Tipo de Conta: IMAP
– Servidor de entrada de emails: imap.gmail.com
– Servidor de saída de e-mails (SMTP): smtp.gmail.com
– Nome de Usuário: NomedoUsuario@gmail.com
Importante: Digite o seu nome de exibição, o seu endereço de e-mail (incluindo “@gmail.com. Os usuários do Google Apps devem digitar o endereço de e-mail completo, como Nomedeusuario@seu_dominio.com.
– Senha: [Informe aqui sua senha]
Clique na imagem para ampliar.
13. Após estas configurações, clique no Botão Mais Configurações … para acessar a janela Configurações de email na Internet.
14. Acesse a Aba Meu Servidor de saída e marque a Caixa Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação.
15. Confira se o controle Usar mesmas config. Do servidor de entrada de e-mails está selecionado.
16. a Aba Avançado e na caixa Servidor de entrada (IMAP): digite 993. Em Usar o seguinte tipo de conexão criptografada, escolha SSL.
17. Continuando na mesma Aba, na caixa Servidor de saída (SMTP): digite 587. Em Usar o seguinte tipo de conexão criptografada, escolha TLS.
18. Retornando na janela Adicionar Nova Conta – Subtítulo Configurações de Email na Internet, clique no Botão Testar configurações da conta …, para verificar se a configuração está correta.
Clique na imagem para ampliar.
19. Se tudo correu bem, você terá uma imagem similar a seguinte:
Clique na imagem para ampliar.
20. Confira o resultado abrindo o seu Webmail e em paralelo o seu Cliente MS-Outlook para comparar o conteúdo.
Clique na imagem para ampliar.
Experimente abrir e-mails ou remover para conferir a sincronização. Até o próximo Post.