As melhores práticas Social Business
Você tem ideia do que as melhores práticas Social Business podem ajudar no seu negócio? Optar pelo Social Business é uma decisão que muda a maneira de trabalhar de um empresa. Por isso, é preciso analisar com dedicação a ferramenta e também as práticas que serão essenciais para fazer do Social Business tudo o que ele realmente pode ser: uma mudança rumo à inteligência coletiva e criativa.
Melhores práticas Social Business – A ferramenta e sua flexibilidade
Ao escolher a ferramenta que será a porta de entrada da sua empresa no mundo do Social Business, esteja atento a sua flexibilidade: essa tecnologia precisa adaptar-se às suas necessidades empresariais – e não o contrário. Quando você aceita deixar de lado suas necessidades para promover práticas apenas porque elas se encaixam em uma ferramenta, corre riscos desnecessários, que acabam fazendo o processo de implantação tornar-se mais difícil, imprevisível e pouco benéfico.
Você não pode criar necessidades para que a implantação de uma ferramenta faça sentido. Só haverá sentido se a implantação vier resolver seus dilemas e facilitar seus processos já existentes. Trazer os benefícios do Social Business para sua organização sem corromper sua maneira de trabalhar é um sinal de que você está no caminho certo. As ferramentas de Social Business, sejam quais forem, precisam se adaptar à realidade na qual sua empresa está inserida. Caso contrário, irão criar novos processos e novos dilemas ao invés de otimizar e resolver os já existentes.
Melhores práticas Social Business – Planejar e definir metas para o Social Business
Ao definir uma meta, somos conscientemente levados a traçar uma rota. E isso é o que faz de qualquer projeto um sucesso. Quem não sabe para onde está indo, não reconhecerá o lugar quando chegar lá, não é mesmo? Com o Social Business funciona da mesma maneira.
Você precisa definir seus objetivos de maneira clara. O que você pretende? Em quanto tempo quer chegar lá? Como saberá que alcançou seus objetivos?
Tão importante quando traçar este plano, no entanto, é estar preparado para mensurar o resultado de suas ações. Por isso, os objetivos nunca devem ser genéricos, mas claros, objetivos e facilmente identificáveis.
Melhores práticas Social Business – A importância do treinamento
Ao modificar a comunicação interna de uma empresa, é preciso que os colaboradores saibam qual é a nova maneira de se comunicar. Se essa premissa não for esclarecida, a empresa corre o risco dos colaboradores manterem sua rotina e não incorporarem as novas ferramentas ao seu trabalho. Por mais que tentemos ser adaptáveis, somos seres acomodados, com a tendência de fazer as coisas sempre da mesma maneira.
Por isso, é importante que haja um treinamento para capacitar os colaboradores e instruí-los a utilizar estas ferramentas da melhor maneira possível. Demonstrar a efetividade e os benefícios do Social Business também é uma maneira poderosa de engajá-los, fazendo com que sejam parte real da mudança que se espera.
Melhores práticas Social Business – Definindo as diretrizes
Para que o Social Business funcione dentro dos parâmetros da empresa, é preciso que as diretrizes desta utilização sejam muito bem definidas. Um dos mais temidos mitos relativos à implantação do Social Business é o de que os funcionários utilizarão esta ferramenta para assuntos alheios ao trabalho. Com as diretrizes previamente estabelecidas, o risco deste comportamento é praticamente nulo. O papel da empresa é esclarecer aos colaboradores que o espaço virtual é uma extensão do escritório. Assim sendo, todas as regras cabíveis a um, são inerentes ao outro.
A melhor maneira de potencializar os benefícios do Social Business dentro de sua organização será percebida ao longo da implantação, conforme os resultados forem surgindo e as dificuldades transpostas. O importante é não perder o foco do seu objetivo principal e alinhar continuamente as estratégias para chegar lá. O Social Business também é uma excelente ferramenta de comunicação e com as práticas certas pode alavancar sua empresa rumo aos seus objetivos.
O que acha de listar para nós outras práticas que você também considera importante para auxiliar no sucesso do Social Business no seu trabalho? Compartilhe Conosco .
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.