Social Business – método de trabalho além das mídias sociais
Novas práticas e estratégias de trabalho surgem diariamente nas empresas e organizações. A maioria visa a produtividade, a lucratividade e o posicionamento da empresa no mercado. Em paralelo a estas técnicas e estratégias inovadoras surgem novos conceitos e nomenclaturas, que precisam traduzir tudo isso em uma ou poucas palavras. As práticas precisam ser sintetizadas através de um título, e com o Social Business não é diferente.
Entender a definição exata destas práticas é assunto mais complexo – porém necessário. Na hora de optar por conceitos simples e vagos, desconfie: não podemos correr o risco de simplificar tanto estes significados ao ponto daquela nomenclatura não ser mais condizente com a prática em si. Nomenclaturas tendem a ganhar significados alheios à finalidade original do termo, que vão se dispersando do conceito original, assim como acontece com o Social Business.
Social Business não é presença em Redes Sociais
O conceito mais errôneo ligado ao Social Business é também o mais difundido. Muitos acreditam que o termo é diretamente ligado e muitas vezes até sinônimo de redes sociais. Ao dizermos que Social Business é a mera utilização destas redes estamos simplificando ao máximo seu conceito, esquecendo o embasamento sobre o qual ele vem sendo discutido e minimizando a potencialidade de sua prática. É um significado resumido, por isso faz tanto sucesso, mas também é errôneo e não expressa a complexidade do termo, fazendo com que muitas pessoas desconfiem desta prática. Outras, ainda mais desavisadas, têm plena certeza de que dominam o assunto – sem nem saber ao certo do que se trata.
Quando abordamos o assunto Social Business é normal, porém desolador, recebermos uma avalanche de afirmações deste tipo: “nossa empresa possui uma conta no Twitter, portanto, fazemos social business”. É relativamente comum vermos as pessoas argumentando que Social Business é o equivalente à utilização de Mídias Sociais. Mas se fosse assim, por que seria criado um novo termo e uma complexa rede de estudos a respeito dele?
Este erro está enraizado na crença de que as Mídias Sociais são fatores determinantes e suficientes para gerar uma atuação social e colaborativa na empresa. Mas atuar de maneira social exige mais do que uma simples presença virtual. Podemos argumentar que as Mídias Sociais são meras ferramentas, instrumentos que podem ser usados a favor do Social Business – mas não devem limitá-lo. O que fazemos a partir das ferramentas e a maneira como deixamos essa cultura social abranger nossos processos internos é que dirá se somos, ou não, um Case de Social Business.
O papel das mídias sociais no Social Business
O Social Business, então, não é definido apenas pela utilização das mídias sociais. Podemos, porém, dizer ele é fruto da evolução e da maturidade desta utilização, trazendo seus conceitos e soluções para dentro dos escritórios. Esta atuação torna-se efetiva quando traça estratégias para trazer para as empresas os benefícios e resultados positivos alcançados através de um modelo social de trabalho. O Social Business acontece quando a empresa passa a usar as ferramentas disponíveis na área social de acordo com estratégias bem definidas, coordenadas e que visam um objetivo específico. O resultado tem dado tão certo que gerou esta onda de estudos voltados para a prática do trabalho colaborativo dentro das organizações.
Não devemos minimizar a importância das Redes Sociais e nem os benefícios que podem ser alcançados pelas empresas com sua utilização. Mas não podemos comparar este fenômeno com o Social Business, que é um conceito mais abrangente e que cria soluções não apenas em uma área da empresa, mas promove sua completa reestruturação. Enquanto as Redes Sociais estão intimamente ligadas à tecnologia, o Social Business vai além. Longe de promover a simples utilização tecnológica, ele está principalmente ligado ao conceito de participação e colaboração para gerar negócios e processos mais eficientes. Sem a aplicação destes conceitos, qualquer ferramenta perde sua potencialidade dentro do Social Business.
Escolher o Social Business vai além de escolher a utilização de Mídias Sociais. O cenário atual exige que tenhamos total consciência deste fato, sob pena de não entendermos o importante papel que esta prática já demonstra ter nas empresas modernas. Ao pesquisar o mercado e entender os benefícios que podem verdadeiramente ser alcançados através do Social Business, as empresas abrem espaço para um novo cenário pautado pelo trabalho colaborativo, que tem se mostrado muito mais eficiente do que os modelos tradicionais.
E você? Tem aproveitado a força do Social Business na empresa? Compartilhe conosco as suas impressões. Entre em Contato conosco para saber mais.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.