Social Business X Comunidades
Social Business – O papel das comunidades dentro da empresa
Estamos na era da informação. Essa afirmação, tão comentada atualmente, nos leva automaticamente a pensar como consumidores. Mas a verdade é que este cenário está presente também (e principalmente) no mercado empresarial.
Organizações que não souberem vivenciar essa mudança, agregando conhecimento ao seu mercado e também aprendendo com ele, estarão à mercê de um cenário nada promissor. O conhecimento passou a ser a real fonte de negócios das empresas, que devem encontrar nele oportunidades ocultas de fazer mais e melhor por seus clientes. Por isto é importante que o seu negócio esteja antenado e consciente da importância deste binômio Social x Social Business.
E se o conhecimento é o elo desta geração, nada faz mais sentido do que colocá-lo como prioridade dentro das organizações. O Social Business – e suas funcionalidades e ferramentas, que permeiam a comunicação nas empresas modernas – é cada vez mais importante e valorizado neste contexto.
Social Business X Comunidades
Muitas empresas mudaram seus conceitos a partir da implantação do Social Business. Entre muitos benefícios, um deles chama a atenção: as barreiras entre os setores ficaram mais tênues, promovendo uma unificação de diferentes profissionais em busca de um mesmo objetivo. Mas como as comunidades inseridas dentro da empresa podem trabalhar dentro deste cenário que é, por definição, homogêneo? Como se mover de forma sincronizada atendendo aos requisitos do Social x Social Business?
Junto com a implantação do Social Business vêm as ferramentas sociais corporativas. E dentre tantas funcionalidades, a criação de comunidades virtuais, compostas por pessoas com interesses em comum, parece chamar a atenção. Mas se as empresas passaram a dar menos ênfase para as divisões entre setores, por que criariam uma nova divisão neste mesmo contexto?
Social Business X Comunidades – A importância das comunidades
É verdade que o Social Business defende a diminuição entre as diversas barreiras existentes dentro de uma empresa. Mas também é verdade que ele trabalha unindo pessoas e conhecimentos em prol de soluções inovadoras. A formação de uma comunidade não pode ser vista como uma segregação, mas sim como um elo entre pessoas que possuem os mesmos interesses.
A união do Social Business x Comunidades, que até a era apenas do Social Business tinha a ver com setores e hierarquia, agora passa a ser relacionada com o perfil das pessoas e com o que elas buscam naquele ambiente. É por isso que as comunidades ganham um papel tão importante dentro da nova mecânica empresarial trazida pelo Social Business. Se antes era complicado unir diversas pessoas com um mesmo perfil dentro da empresa, agora passou a ser fácil, rápido e especialmente produtivo.
A troca de experiências é uma das principais maneiras pelas quais as comunidades irão agregar conhecimento à empresa – e este conhecimento ficará à disposição de todos. Já que estamos na era da informação, nada mais justo do que usar esse conhecimento adquirido para gerar novos negócios, produtos e soluções. Viu só? O ciclo do Social Business se fecha, trazendo benefícios que só foram possíveis graças à formação das comunidades e à troca de experiências e informações.
As ferramentas utilizadas no processo, quando aliadas a pessoas que estão focadas em um mesmo objetivo, geram produtividade, agilidade e ainda mais conhecimento. É uma maneira simples e revolucionária de utilizar efetivamente todo o conhecimento empresarial que, até então, estava disponível apenas individualmente. Quando compartilhado, este conhecimento ainda gera resultado para outras comunidades dentro da empresa – que podem estar conectadas entre si.
Social Business – Engajamento dentro das comunidades
Como os objetivos das comunidades são similares, as chances de que as pessoas envolvidas neste processo estejam altamente engajadas é muito maior. E engajamento, como sabemos, resulta em produtividade no caso dos colaboradores e lucratividade no caso de consumidores.
Outro aspecto importante da segmentação destas comunidades é a facilidade que a empresa ganha na hora de se comunicar. Aquele público passa a ser conhecido em suas especificidades, garantindo que a comunicação com ele seja assertiva e promova os resultados que são esperados.
Unir comunidades em prol de um mesmo objetivo é um diferencial promovido pelo Social Business e suas ferramentas. Ao contrário do que podemos pensar inicialmente, este processo não condiz com a segregação de grupos, limitando-os a um pensamento específico, mas sim ao incentivo em relação à troca de experiência. E na era do conhecimento, essa troca de experiências gera informações preciosas, que sob o olhar certo irão se transformar em oportunidades de novos negócios, produtos e ideias.
E na sua empresa? Qual a importância das comunidades para o crescimento do seu negócio? Quais dificuldades você enxerga para conciliar Social x Social Business? Compartilhe conosco.
Agora você entendeu a importância do conjunto Social Business x Comunidades, compartilhe Conosco a sua experiência ou deixe um comentário. Até o próximo artigo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.