Social Business – Por que usar?
O conceito de Social Business chega às empresas e traz uma série de vantagens competitivas. Por que organizações de todo o mundo estão investindo nesta ideia?
Seres humanos são sociais. Quando estamos em um bar conversando com nossos amigos. Quando estamos sozinhos, mas ligados em nosso celular. Quando estamos no silêncio do cinema e ainda damos um jeito de cochichar sobre determinada cena. Como você pode ver, nossa natureza é social.
As redes sociais nada mais são do que um reflexo desta natureza humana. Uma maneira de formar um clube virtual, que cresce em ritmo acelerado graças às postagens diárias de milhões de usuários. Recentemente, vimos este conceito se expandir ao mundo nos negócios. O que antes era usado exclusivamente para o lazer, rompeu as barreiras do final de semana e passou a agregar valor ao modo de trabalhar de empresas modernas. Finalmente chegamos ao Social Business, uma maneira de socializar o conhecimento no âmbito empresarial.
Social Business – Vantagens
Mas quais benefícios esta prática traz, efetivamente, à empresa? Quando implantado de maneira consistente, o Social Business traz inúmeras vantagens competitivas, que podem ser um fator determinante para o sucesso. Listamos algumas delas abaixo:
Romper barreiras geográficas e sociais – Um canal de comunicação aberto e eficaz reduz o impacto das barreiras. É possível trabalhar, por exemplo, lado a lado com diversas filiais de uma mesma empresa, criando e descobrindo ideias e práticas comuns a todas elas. As barreiras sociais são outro entrave que passa a não existir. Diversos setores podem interagir entre si e profissionais de níveis hierárquicos distintos passam a fazer parte de um mesmo processo, sempre visando o benefício maior da empresa.
Engajamento dos colaboradores – Um colaborador que participa de decisões, tem espaço para opinar e conhece os desafios da empresa onde está inserido torna-se uma pessoa engajada. Este engajamento reflete em maior produção, o que torna a empresa mais lucrativa. Além disso, o engajamento é a palavra chave para transformar colaboradores comuns em pessoas que efetivamente vestem a camisa da empresa onde trabalham.
Eficiência e qualidade técnica – Além do engajamento, o Social Business produz efeito na qualidade técnica do trabalho desenvolvido pelos colaboradores. Quando conectados a outros profissionais, há a possibilidade de aprimorar o trabalho, alcançando uma qualidade que possivelmente não seria viável em um trabalho individual. E quando as boas práticas tornam-se públicas, elas ainda funcionam como estímulo para que os demais profissionais evoluam e sejam ainda melhores.
A importância do feedback – É graças à resposta dos clientes que a empresa pode medir sua atuação. Esta resposta é um termômetro diagnóstico, que permite o estudo do posicionamento atual da empresa. Sem um feedback é praticamente impossível traçar uma rota para aprimorar os processos e produtos. O Social Business abre esse canal com o cliente de maneira direta e fácil, colhendo muita informação e colocando-a à disposição dos colaboradores para que ela se torne peça estratégica dentro da organização.
Novas ideias – Sozinhos somos limitados. Nossas ideias e soluções são sempre baseadas apenas na nossa própria vivência. Graças ao Social Business é possível construir uma nova ideia a partir da vivência de muitas pessoas. Já dizia a máxima popular: duas cabeças pensam melhor do que uma. Imagine, então, várias pessoas envolvidas em uma mesma ideia. A chance de criar novas perspectivas é muito maior.
Inovação – O Social Business funciona como um processo de Brainstorm. É nessa troca de opiniões que surgem as ideias mais inovadoras, aquelas que destacam a empresa em relação a seus concorrentes.
Agregar Valor – Empresas que abrem seus canais de comunicação estão em um patamar superior. Colaboradores gostam de trabalhar onde são ouvidos. Clientes gostam daquela marca que trata bem seus consumidores. Fornecedores querem trabalhar com organizações transparentes. O Social Business chegou para se tornar um importante pilar na construção de uma imagem empresarial sólida e comprometida.
Estas são as principais razões para se implantar o Social Business, mas elas não são únicas nem absolutas. Na prática, percebemos que os benefícios variam de acordo com a empresa, o posicionamento de seus líderes, os objetivos a serem alcançados, as ferramentas disponíveis e muitos outros fatores.
Ao montar um planejamento estratégico visando à implantação do Social Business, precisamos focar sempre nos objetivos a serem alcançados – e estes são diferentes em cada empresa. Este é o primeiro passo para o início da jornada e é fator determinante para o sucesso ou o fracasso do processo.
Aderir a este movimento apenas para sentir-se “antenado” nas tendências empresariais é um erro comum. Muitos líderes querem levar a empresa ao patamar do Social Business, mas sem fazer um estudo adequado e sequer tendo certeza de que este é o melhor caminho. Unicamente, essa vontade de pertencer ao clube pode significar gastos desnecessários e uma prática falha, que não traz benefícios para a empresa.
Uma coisa é certa: quando bem aplicada, seja qual for o cenário, dificilmente uma empresa não será beneficiada pelo Social Business.
Como dissemos anteriormente, o assunto é muito amplo, a partir de agora nos aprofundaremos cada vez mais nas particularidades do Social Business. No próximo artigo falaremos sobre “O Social Business e suas vantagens competitivas”. Se você tem alguma dúvida ou deseja saber mais sobre o assunto entre em Contato, teremos prazer em ajudar.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.