Redes Sociais Corporativas parte importante do Social Business
Redes Sociais Corporativas, você conhece o conceito disto? Leia este artigo saiba mais sobre este assunto que vem sendo discutido cada vez mais nas redes sociais. Anteriormente falamos sobre o Social Business e seu conceito geral. Na prática, ele está intimamente ligado com as Intranet Sociais, que podem utilizar diversas ferramentas, entre elas as Redes Sociais Corporativas. Mas como definir o que é uma Rede Social Corporativa? E qual a grande diferença dela para as outras Redes Sociais?
As Redes Sociais tradicionais, como Facebook e Twitter, utilizaram a tecnologia para promover uma característica humana: a socialização. Criadas para o lazer, elas trazem interação social em forma de entretenimento. Seu sucesso é tamanho que elas são consideradas ferramentas indispensáveis atualmente.
Mas e se essa ferramenta fosse agregada a um modelo de Rede Social que, ao invés de entreter, fizesse parte do cotidiano de trabalho? É verdade que um número grande de empresas utiliza as Redes Sociais tradicionais para promover e vender seus produtos e marcas. Mas, de maneira geral, elas são administradas por profissionais específicos e seu objetivo sempre é atingir possíveis clientes em seu momento de lazer. Então, como trazer efetivamente as Redes Sociais para dentro dos negócios?
As Redes Sociais Corporativas são a resposta para estas perguntas. Diversas empresas renomadas investiram tempo e dinheiro para criar estas ferramentas sociais, para que elas possam ajudar o cotidiano do seu negócio.
As Redes Sociais Corporativas são espaços virtuais exclusivos, destinados às pessoas que possuem ligação com sua empresa, sejam funcionários, clientes, fornecedores ou todos estes grupos. Nesta área, é possível compartilhar conhecimento, dar opiniões e criar grupos de discussão, por exemplo. Ao contrário do que acontece com os Blogs e com as Redes Sociais tradicionais, o conteúdo não é gerado por apenas uma pessoa, mas por qualquer colaborador que sinta necessidade de compartilhar uma informação. É o poder de socializar o conhecimento
À primeira vista, pode parecer muito complicado. Mas na prática, é tão simples quanto compartilhar uma imagem atualmente.
Os principais benefícios das Redes Sociais Corporativas
A definição de Rede Social é uma estrutura sem hierarquia,mas com regras definidas, onde a informação tem livre acesso. Talvez este seja o conceito mais difícil de ser entendido nas Redes Sociais Corporativas, já que o ambiente corporativo tende a possuir um sistema hierárquico e muitas diretrizes e normas, que podem limitar os benefícios desta ferramenta.
O compartilhamento de ideias, soluções, opiniões e informações deve acontecer em livre demanda, pois só assim as Redes Sociais Corporativas poderão alcançar os benefícios a que se propõe, que aliás, são vários. Podemos citar alguns:
– Otimizar os processos internos;
-Encontrar especialistas
– Fomentar a discussão de tópicos relevantes;
– Gerar novas ideias;
– Encontrar informações;
– Estimular a integração entre diferentes setores e filiais da empresa.
Os avanços empresariais na forma de se comunicar
Primeiro, surgiram o telefone e o Fax. Depois, os e-mails. Agora, as Redes Sociais Corporativas. Elas são consideradas o último passo desta evolução, sendo o que há de mais moderno em comunicação empresarial atualmente.
Estima-se que as Redes Sociais Corporativas possam diminuir a necessidade de e-mails, que hoje são a forma mais comum de comunicação dentro das empresas, mas demandam um grande tempo para serem visualizados e respondidos. Por outro lado, elas não possuem a pretensão de diminuir o uso das Redes Sociais tradicionais, uma vez que possuem objetivos e públicos completamente distintos.
Sejam quais forem as necessidades de comunicação interna na sua empresa, as Redes Sociais Corporativas estão prontas para ajudá-lo. Aderir a estas ferramentas é apostar na inovação como o principal elo entre o que a empresa é e o que ela quer se tornar. Os benefícios estão à espera daqueles que possuem determinação e visão para entrar na próxima era da comunicação empresarial.
A sua empresa já entrou na era das Redes Sociais Corporativas? Como tem sido a sua experiência? Tem alguma dúvida? Compartilhe Conosco sua opinião
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.