Como engajar seus colaboradores nas Redes Sociais Corporativas?
Como engajar seus colaboradores nas Redes Sociais Corporativas?
Optar pela implantação das redes sociais corporativas promove mudanças transformadoras em praticamente todos os setores da empresa. No RH, especificamente, há muitas novidades que podem ser colocadas em prática quando o assunto é engajar e motivar colaboradores. E longe de ser uma premissa do setor especificamente, engajar colaboradores significa investir em uma equipe mais motivada em todas as áreas, trazendo benefícios imensos para a organização como um todo.
Mas, afinal, quais características das redes sociais corporativas fazem com que elas sejam tão utilizadas atualmente para motivar e engajar as equipes de trabalho? Veja a seguir!
Engajar e motivar – A voz dos colaboradores é a voz da vez
Foi-se o tempo onde a hierarquia era a máxima dentro de uma empresa. Hoje, os modernos modelos de gestão garantem que para engajar e motivar os funcionários é preciso ouvi-los, fazer com que se sintam importantes e sejam reconhecidos e valorizados. Essa valorização, no entanto, deixou de ser apenas financeira e passou a ser também fruto das suas opiniões, que devem ser ouvidas e respeitadas. Embora na teoria a maioria das empresas procure colocar em prática esta visão moderna de gestão, muitas não possuem as ferramentas adequadas e acabam voltando as suas raízes, onde cada colaborador simplesmente realiza seu trabalho, sem se engajar de verdade na causa da empresa. O risco deste comportamento é evidente: equipe desmotivada produz menos. Além disso, preciosas ideias, que poderiam ser geradas pelos colaboradores, podem ter sido desperdiçadas pelo caminho. Quando os colaboradores ganham voz, dizem o que muitas vezes não é visto ou não foi pensado anteriormente. E é aí que surgem as soluções inovadoras que toda a empresa atual precisa. As redes sociais corporativas não apenas disponibilizam o espaço para essas opiniões, mas também promovem a interação entre setores e colaboradores, garantindo que cada um possa avaliar e melhorar o posicionamento de seu colega. Na prática, significa que uma ideia é gerada por várias pessoas, garantindo que ela represente diferentes pontos de vista. Fóruns, grupos de discussão e compartilhamento de informações fazem com que as redes sociais corporativas sejam ideais para alcançar seus colaboradores. Investir nas redes sociais corporativas como maneira de dar voz a eles é especialmente inteligente em empresas que possuem equipes setorizadas, pois motiva a integração e faz com que todos se sintam parte da mesma engrenagem, promovendo união, inovação e engajamento.
Valorização acima da média
Imagine trabalhar em uma empresa que escuta sua opinião e é moderna em suas práticas de gestão. Essa é a realidade de quem trabalha onde há uma rede social corporativa em ação. O colaborador sente-se muito mais valorizado – e acaba valorizando a empresa também, além de se sentir inserido no contexto. Muitos gestores ainda pensam que esse tipo de imagem corporativa não é importante. Mas fazendo uma análise, podemos perceber que empresas valorizadas pelos funcionários atraem melhores profissionais, que consequentemente trazem mais resultado à empresa. É um ciclo onde todo mundo ganha. Um bom começo para promover essa valorização – tanto do profissional quanto da empresa – é recompensar aqueles que expressam suas opiniões. Para muitos colaboradores, é difícil expor aquilo que pensa, por vergonha, receio ou mesmo desmotivação. Então, quando a colaboração ajuda e engrandece a discussão, é preciso que seja valorizada, reconhecida. Assim se começa um ciclo benéfico, onde quanto mais se discute, mais inovação acontece e mais motivação existe.
Criatividade é a palavra-chave
A maioria das pessoas já sabe os inúmeros benefícios que as redes sociais corporativas oferecem. O que elas não sabem é que, dependendo da criatividade e da dedicação de quem as usa, esses benefícios podem ser maiores ou menores.
Quando o assunto é motivar e engajar os colaboradores, é necessária uma boa dose de criatividade para criar no espaço virtual que a rede disponibiliza o que for necessário para promover o engajamento. Discussões, fóruns e outras atividades fazem parte do pacote, mas as possibilidades são infinitas. Por mais poderosas que sejam, as redes sociais corporativas são ferramentas, que devem ser utilizadas da maneira certa para promover resultados. Sem a dedicação e a participação dos profissionais é impossível promover engajamento, motivação ou qualquer outro benefício.
Com dedicação, criatividade e entusiasmo é possível que os gestores influenciem toda a equipe, que passará também a dedicar-se às redes sociais corporativas. E com um esforço coletivo, sempre em prol da inovação e da melhoria dentro da empresa, os benefícios das redes sociais corporativas serão ainda mais evidentes. A motivação e o engajamento são parte desta equação, e quando alcançados melhoram a empresa como um todo, pois têm o poder de trazer os resultados que todas as empresas esperam.
Quer saber mais, ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco. Até o próximo artigo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.