Como planejar e implantar Social Business
Mas afinal o que é Planejar e implantar Social Business? O Social Business traz grandes benefícios às organizações que estão dispostas a investir nele. Porém, para alcançá-los, é preciso que a empresa esteja preparada para lidar com as mudanças que ocorrerão. Antes de adquirir uma ferramenta social, que torna o Social Business possível, é preciso planejar sua implantação adiantando-se às dificuldades que podem surgir no caminho, fazendo assim uma transição tranquila e segura. Já existem consultorias especializadas em Social Business que podem facilitar esse processo.Lembre-se que só ferramenta não trará resultado.
Planejar e implantar Social Business – Monte um planejamento oficial
Muitas empresas e gestores desejam Planejar e implantar Social Business, mas este planejamento não está no papel. Guardar ideias e planos na cabeça é esquecê-los ao longo do caminho, colocando em risco todo o processo de implantação. O primeiro passo é montar um documento oficial, que trará todas as informações necessárias para que a implantação transcorra tranquilamente. Sem esse documento, que traça os objetivos da empresa com a implantação, muitos gestores acabam esquecendo-se de mensurar os resultados, pois os objetivos já não são tão claros com o passar do tempo.
Planejar e implantar Social Business – O que precisa ser planejado
Não há um forma definitiva de Planejar e implantar Social Business, já que ela depende da realidade de cada empresa. Algumas informações, porém, parecem ser importantes para todos os clientes e merecem destaque neste material. De maneira geral, ele precisa responder algumas perguntas:
O que a empresa planeja alcançar com o Social Business? – Os objetivos devem ser reais e alcançáveis, para que a empresa e as pessoas envolvidas não desanimem durante o processo. Metas palpáveis, baseadas em números, são mais fáceis de serem identificadas quando alcançadas.
Em quanto tempo ela pretende chegar lá? – Mais uma vez, seja realista. Algumas mudanças maiores exigem tempo e dedicação, portanto não adianta criar uma meta que seja inalcançável.
Quanto a empresa está disposta a investir? – Os gastos com a implantação incluem muitas variáveis, que vão depender do porte da empresa, das ferramentas utilizadas, dos profissionais envolvidos. e do tempo investido…. Coloque no papel tudo que é necessário para não ser pego desprevenido.
Como os gestores irão motivar seus colaboradores para este novo sistema? – Planeje ações que sejam viáveis no ambiente de trabalho da empresa, identificando comportamentos que podem auxiliar e comportamentos que podem atrapalhar a implantação. Com estas informações em mãos, trace uma rota para alcançar o engajamento de todos.
Que outras mudanças, além da ferramenta social, serão implementadas na empresa? – Uma empresa que trabalha de maneira social não é apenas uma empresa que utiliza uma ferramenta social. Que outras medidas podem ser tomadas para criar um espírito de coletividade?
Ter essas respostas é o primeiro passo para montar um planejamento. Coloque-as no papel, pense sobre elas e crie suas próprias perguntas.
Planejar e implantar Social Business – Trabalhe com datas e metas realistas
Ao invés de trabalhar com uma grande meta a longo prazo, trace metas menores, que podem ser cumpridas ao longo de semanas ou poucos meses. Este exercício irá deixar você e sua empresa mais motivados, pois vocês irão cumprindo as metas ao longo do caminho. Além disso, metas menores possibilitam mensurar melhor as mudanças e os benefícios promovidos pelo Social Business, sem surpresas durante o caminho.
Planejar e implantar Social Business – O documento não será inutilizado após a implantação
O processo de implantação do Social Business levará algumas semanas. Mas o Social Business será uma realidade definitiva. Por isso, o planejamento não perderá sua utilidade, pois deve ser constantemente renovado, traçando novas metas e objetivos.
Um novo modelo de trabalho, como o Social Business, exige comprometimento e pode sempre ser aprimorado. Essas adaptações constantes também devem estar no planejamento. Ele deve refletir o caminho a ser trilhado, analisando todas as dificuldades, benefícios e objetivos a curto, médio e longo prazo.
Levantar essas informações é um passo importante e fará toda a diferença para que a implantação seja tranquila e traga o maior benefício possível para sua empresa.
A sua empresa já está planejando ou acabou de implantar um modelo de Social Business? Compartilhe Conosco como todos estão lidando com isso.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.