Colaborador social: O que ele pode fazer por sua empresa
Pessoas são sociais. Nascemos e fomos criados em sociedade e aprendemos a interagir com ela para diferentes finalidades. No lazer, esse traço da personalidade, que pode ser mais ou menos expressivo, é muito valorizado. Gostamos de estar com quem tem muitos amigos, com quem valoriza uma boa conversa e achamos uma pessoa interessante pela quantidade de outras pessoas que ela agrega em sua vida. O que devemos fazer para atingir o objetivo de nos tornar um Colaborador social?
Quando o assunto é trabalho, no entanto, nem sempre esta característica foi tão valorizada. Passamos por uma fase de extrema valorização técnica, onde alguém com um ótimo currículo, que pudesse trabalhar horas seguidas em um pequeno escritório e produzir muito era considerado um colaborador excepcional. Mas hoje, com as relações tomando conta do cenário empresarial, o outro lado da moeda precisa estar presente também.
Ser sociável, saber se relacionar e estar disposto a trabalhar em equipe tornaram-se atributos indispensáveis. Não é que o currículo e as capacitações técnicas tenham ficado de lado, mas eles precisam estar alinhados a uma personalidade cativante, que sabe se vender e vender a empresa socialmente. Ser sociável, comunicativo e participativo deixou de ser atributo da área comercial e passou a ser necessidade dentro de todos os ambientes corporativos.
O colaborador social no cenário do Social Business
O Social Business é mais do que ferramenta tecnológica: é a nomenclatura que indica que uma empresa está gerando produtos, soluções e ideias a partir da interação. É sinal de uma empresa disposta a aprimorar seus processos para ganhar produtividade, organização e inovação. E se o Social Business não se faz apenas com ferramentas, fica a certeza de que ele precisa de pessoas que estejam preparadas e dispostas a levar essa ideia adiante. E aí está o grande papel do colaborador social.
Aqueles que possuem este traço de personalidade e agregaram esta característica em seu método de trabalho,em outras palavras, o colaborador social, serão mais maleáveis às mudanças – e não apenas aquelas relativas ao Social Business, mas todas as outras. Colaboradores muito engessados, que apresentam dificuldade em mudar e valorizam os métodos tradicionais de trabalho geralmente possuem perfil menos dinâmico e social.
Além disso, para aqueles que lidam bem com a socialização, o Social Business será uma extensão natural de seu comportamento. Isto porque, na maioria das vezes, este profissional já incentiva a troca de ideias com outros setores, já sabe como relacionar-se para obter o melhor de cada colega de trabalho e faz isso sem o menor esforço.
No cenário do Social Business o grande papel do colaborador social será motivacional. O Colaborador Social será seu melhor aliado na hora de engajar os demais colaboradores – pois para ele esta maneira de trabalhar faz todo o sentido. Ele irá encorajar este comportamento em seus colegas de trabalho de uma maneira verdadeira e natural, criando uma cultura social na empresa – que é sempre o maior objetivo do Social Business.
Seja na hora de implantar o Social Business ou em qualquer outro cenário, pessoas que sabem socializar e interagir são colaboradores mais interessantes para as empresas. Elas estão aptas a resolver problemas a partir de soluções geradas pela interação, pela inteligência coletiva. E esta não é apenas a premissa do Social Business, mas um comportamento valorizado por qualquer empresa que busca inovação e produtividade.
E no seu ambiente de trabalho? Você já identificou quem pode atuar como Colaborador social? Compartilhe Conosco a sua .
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.