Redes Sociais Corporativas e seu papel em empresas de porte médio
O surgimento de novas práticas empresariais e novos modelos de gestão geralmente começa de cima para baixo. Isto significa que as grandes empresas, com um porte diferenciado, tendem a ser as mais inovadoras, investindo constantemente em novas formas de trabalhar. Este fenômeno acontece por várias razões. Financeiramente, as grandes empresas estão geralmente mais preparadas. Elas também possuem mais acesso às novidades, estando constantemente mais antenadas no mercado e nas inovações. Além disso, os gestores geralmente estão preparados para lidar com a mudança e encorajar seus colaboradores.
Mas conforme os resultados e benefícios dessas práticas são observados, a tendência é que as empresas de médio porte também adotem estas mudanças, seguindo os passos das grandes empresas. É o momento de popularização da inovação, que traz mais segurança e conhecimento. Foi assim também com as redes sociais corporativas. O surgimento do conceito de Social Business está frequentemente alinhado com as políticas de comunicação das grandes empresas, mas é importante sabermos que esse tempo já passou.
Empresas de médio porte X Redes Sociais Corporativas
Este é o primeiro mito que precisa ser desacreditado: de que as redes sociais corporativas só oferecem vantagens para as grandes empresas. Na verdade, os benefícios destas ferramentas são universais e podem transformar a maneira de trabalhar de empresas de todos os portes. Cada tipo de empresa, porém, irá usufruir destes benefícios de maneira diferente. Você sabe quais são as principais vantagens da implantação das redes sociais corporativas no segmento das médias empresas?
Igualdade perante a concorrência
As empresas de porte médio estão constantemente correndo atrás de seus concorrentes – que muitas vezes possuem uma estrutura maior, com mais funcionários e recursos. Optar pelo Social Business significa estar alinhado com as práticas empresariais das maiores organizações, disputando a preferência do cliente com iguais condições. Com o Social Business a empresa média pode oferecer a mesma política de trabalho oferecida pelas empresas de grande porte.
Organização interna
Nas grandes empresas, é comum que haja profissionais responsáveis pela organização interna, localização de documentos importantes, verificação de andamento de pedidos… Nas empresas médias esse espaço é geralmente ocupado por profissionais que não possuem essa função exclusivamente – já que o fluxo de trabalho não permite essa exclusividade. Nestes casos, o Social Business é uma importante ferramenta, já que promove essa organização de uma maneira fácil e acessível a todos que precisam. Assim, os funcionários podem focar em suas funções específicas, já que toda a papelada, os pedidos e as informações estão devidamente organizados.
Inovação contínua
Implantar uma ferramenta de Social Business, por si só, é inovador. Mas a inovação de verdade começa a partir daí. As redes sociais corporativas dão ao colaborador a voz necessária para que ele exponha sua opinião. E esse espaço é tão democrático que permite aos demais colaboradores trabalharem em cima dessa opinião, criando pontos de vista únicos e inovadores. Estar atento às soluções geradas por essa integração é um passo importante para garantir a inovação, que passa a ser uma constante na rotina da empresa.
Políticas e eficientes de RH
O departamento de Recursos Humano sofre mudanças drásticas com a chegada das redes sociais corporativas no cenário empresarial. Os processos de motivação e engajamento passam a ser mais eficientes e ágeis, permitindo novas abordagens. Além disso, é possível determinar a partir do perfil dos colaboradores aqueles que estão mais aptos a uma promoção ou ocupação de novo cargo. Avaliação através de pesquisa interna é outra possibilidade que se abre graças às novas ferramentas, que fazem esse processo ser mais muito mais ágil e fácil.
Social Business: criatividade para a inovação
Independente do porte da empresa que opta pelas redes sociais corporativas, é importante saber que suas possibilidades são infinitas. Os benefícios alcançados irão depender do engajamento da empresa e seus colaboradores, bem como da criatividade usada para lidar com essa nova tecnologia.
Optar pelas redes sociais corporativas é garantia de inovação em empresas pequenas, médias e grandes. As médias, porém, passam a ter algumas características das grandes empresas, aumentando ainda mais a importância dessa ferramenta nesse segmento. Trabalhar com uma rede social corporativa é mais do que inovar: é trazer para dentro da sua empresa um diferencial competitivo capaz de influenciar clientes, motivar colaboradores e melhorar os serviços e produtos.
Quer saber mais, ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco. Até o próximo artigo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.