Quem pode utilizar o Social Business?
O Social Business é considerado a chave principal para empresas que procuram trabalhar de maneira integrada e produtiva. Mas quem são as organizações que podem se beneficiar deste inovador sistema de trabalho?
A maioria das novas tecnologias causa dúvidas em um primeiro momento. Quando surgiram as Redes Sociais, muitas pessoas comentavam exatamente a mesma coisa: “Eu já entendi que posso colocar fotos, pensamentos, visualizar a página dos meus amigos… Mas para que isso serve?” Naquele momento, ninguém parecia ter a resposta certa. Era um jeito novo de interagir com o mundo e seus benefícios só foram evidentes posteriormente – e para cada pessoa, esta primeira dúvida tinha uma resposta diferente. Para uns, o melhor sobre as redes sociais era observar a vida de pessoas que eram de seu interesse. Outros aproveitaram para ter acesso à família, que morava longe. Muitos descobriram a satisfação de mostrar parte do seu cotidiano para as pessoas que gostavam… Enfim, as possibilidades eram – e ainda são – inúmeras.
Com a discussão sobre o Social Business tomando espaço nas organizações, cresce a especulação sobre de que maneira ele pode ajudar as empresas dispostas a investir nesta ideia. Percebemos então um movimento parecido com aquele que aconteceu no surgimento das redes sociais. Empresas de diferentes setores e tamanhos estão na posição em que o usuário estava há alguns anos atrás. A sensação que temos é a de que todos estão se perguntando a mesma coisa: essa prática é para mim? Minha empresa pode se beneficiar do Social Business?
Na teoria, todas as empresas podem se beneficiar deste modelo de negócios e, ainda que em níveis diferentes, o Social Business pode oferecer benefícios para cada uma delas. Porém, responder esta pergunta não é tarefa fácil, principalmente porque não podemos generalizar e garantir resultados. Certamente, muitos não colherão os frutos desta prática em um primeiro momento, mas isto não se deve à inadequação do Social Business para determinados negócios. O que acontece é que, como toda a prática inovadora, o Social Business ainda precisa ser alinhado e estudado para poder garantir resultado a todas as empresas interessadas.
Neste primeiro momento, podemos dizer que as organizações que mais se beneficiarão desta prática são aquelas que já possuem a inovação como parte do seu DNA, e justamente por isso estão mais aptas a lidar com as novidades. O perfil dinâmico da empresa está muito mais associado ao sucesso do Social Business do que qualquer outro indicador como setor, tamanho e mercado da empresa.
Se o Social Business pode beneficiar a todos de maneira diferente, como saber se minha empresa é uma boa candidata a implantá-lo neste primeiro momento? Para ajudá-lo nesta decisão montamos uma série de perfis empresariais que têm maiores chances de obter sucesso com o Social Business.
Social Business – Objetivo claro
O sucesso só pode ser alcançado se você defini-lo como meta. O que você espera do Social Business? Se sua resposta for “não sei”, não perca seu tempo. Quem não sabe para onde vai, não tem como saber quais ventos são favoráveis e nem reconhece o sucesso quando chega lá.
Social Business – Perfil inovador
Sua empresa é inovadora e está constantemente em busca de novidades? Se você respondeu sim, as chances de você se adequar a um novo método de trabalho são maiores. Lembre-se que nem sempre a inovação é óbvia. Muitas vezes ela acontece de dentro para fora, com ideias simples que trazem resultados diferentes.
Social Business – Equipe dinâmica
Seus colaboradores são estáticos ou dinâmicos? Implantar o Social Business exige comprometimento não apenas do líder da empresa, mas principalmente da equipe. Uma Rede de Colaboração não pode ser útil a não ser que um número expressivo de pessoas esteja interagindo com ela.
Social Business – Familiaridade com tecnologias
Como você definiria o perfil de sua empresa: você está familiarizado com as novas tecnologias? Quais diferenciais você possui neste segmento em relação aos seus concorrentes? Dificuldades técnicas podem fazer com que o processo de implantação seja difícil e lento, por isso é importante que a maioria das pessoas envolvidas com a empresa domine esta área.
Se você respondeu positivamente a estas perguntas, há grandes chances de sua empresa obter êxito com o Social Business. Implantar um modelo de trabalho novo e inovador tem seus riscos, mas os benefícios compensam. Sair na frente dos concorrentes e servir de modelo para outras empresas levam muitos líderes a apostar nesta ideia.
Investir ou não em determinado modelo de gestão é uma decisão muito pessoal e reflete claramente os valores de uma determinada empresa. Aqueles que estão preparados para lidar com os desafios, acreditam na inovação e têm coragem para investir serão os primeiros a colher os resultados desta prática.
Se você tem algum dúvida ou gostaria de saber como utilizar o Social Business em seu negócio, entre em Contato conosco, teremos prazer em orientá-lo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.