Engajamento, você sabe o que é, e como conseguir?
Muito se tem falado sobre engajamento e comprometimento, dos colaboradores com a empresa no dia a dia. Uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria de recursos humanos Towers Watson constatou que 63% dos colaboradores americanos não são engajados no seu trabalho e estão sofrendo para lidar com situações do dia-a-dia que não fornecem o suporte necessário. Segundo estimativas, os colaboradores desengajados geraram algo em torno de 300 bilhões de dólares ao ano em perdas de produtividade.
O engajamento é:
Colaboradores que entendem seu papel e sua importância no cumprimento dos objetivos estratégicos e, por isso, dão valor ao seu trabalho e percebem a importância da contribuição produtiva todos os dias.
O engajamento é um indicador decisivo de quão bem sucedida uma empresa será e a sustentabilidade desse sucesso. Uma das definições aceitas tem a ver com quanto as pessoas são conectadas com o seu trabalho e com a organização para a qual se dedicam. Note que essa definição não trata o engajamento como sinônimo de felicidade. É porque não é.
Por definição, o engajamento está diretamente ligado à motivação. Engajamento não se “compra”. Na verdade, quando é necessário um certo padrão de serviços, estudos mostram que a motivação não se limita à compensação financeira. Para aumentar o engajamento, além do significado do trabalho, é importante permitir que o colaborador adeque sua função às suas competências, forças e também ao que gostam, tanto quanto possível.
Engajamento não é:
Necessariamente uma iniciativa do RH. Todas as pessoas em cargos de gestão são responsáveis por conduzi-lo, inclusive e especialmente o CEO.
Apesar de estar relacionado, não é estritamente uma questão de cultura da empresa. Pode-se dizer que é mais ligado a uma questão operacional. Se os funcionários não estão engajados, isso vai aparecer na qualidade do seu trabalho.
Um engajamento duradouro não necessita de supervisão da cultura da empresa. No lugar, requer um ajuste de como os líderes se comunicam com seus colaboradores. Como anunciam os objetivos, como medem o sucesso, como mostram aprovação. Tudo precisa fortalecer a conexão entre funcionários, a organização e o seu trabalho.
Por fim, é importante entender que o engajamento não é simplesmente um projeto com entregas claras e prazo final. O trabalho com engajamento nunca é “acabado”. É um processo contínuo.
Porque o engajamento é importante?
O engajamento tem impacto direto e demonstrável na produtividade e performance que se traduz em resultados financeiros.
Um estudo publicado por The Global Workforce mostrou que companhias com funcionários engajados possui uma margem operacional quase três vezes superior àquelas em que o engajamento não aparece. Esse ponto sozinho já faz do engajamento uma questão estratégica digna da atenção dos executivos.
O engajamento não é uma tarefa fácil e é também algo frágil. Não vai se sustentar ao longo do tempo se não houver atenção cuidadosa aos elementos do ambiente de trabalho. Mas com tanto em jogo, podem as companhias realmente ignora-lo?
Quão engajados estão os colaboradores com a sua organização? A liderança está apresentando iniciativas para o aumento do engajamento?
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.