Social Business 5 fatores para o sucesso da sua implantação
As vantagens de optar por um modelo de gestão baseado no Social Business são evidentes e indiscutíveis. Mas além de optarem pela implantação do Social Business, cabe às empresas analisarem alguns fatores que aumentam muito o sucesso desta prática.
A experiência atual do mercado, onde já podemos ver e analisar centenas de casos bem sucedidos, nos dita alguns fundamentos que podem ser a chave para o sucesso do Social Business. Estes 5 fatores são os elementos que guiarão você passo a passo por uma implantação mais eficiente, que promoverá resultados ainda melhores.
Social Business – Planejar estrategicamente a implantação
A implantação e a utilização do Social Business devem ser planejadas em detalhes. É muito importante que este planejamento não traga apenas o cenário atual, que é o momento da implantação, mas também uma visão a médio e longo prazo. Para realizar esta projeção não é preciso seguir nenhuma regra ou convenção, basta analisar o cenário respeitando as individualidades e objetivos empresariais.
Social Business – Definir os objetivos gerais do negócio
O planejamento da implantação do Social Business não pode ser uma ação isolada. Ele precisa conter e almejar os objetivos gerais da empresa, estando de acordo com suas diretrizes. O Social Business é parte integrante do planejamento geral da empresa, e precisa ser incorporado a ele.
Garantir o apoio dos executivos, diretores e colaboradores
Mudar o cenário de uma empresa, trazendo um novo estilo de trabalho, demanda colaboração das pessoas envolvidas. Até a novidade se tornar um hábito, é preciso força de vontade e empenho para mudar. Além disso, a motivação reflete em todos os aspectos, fazendo com que o processo de implantação e transição torne-se mais tranqüilo e enriquecedor.
Estabelecer regras e diretrizes
A mudança nos processos internos exige que sejam criadas novas regras e diretrizes. Elas são importantes para criar padrões de comportamento dentro das empresas, que resultarão em ações e resultados mais homogêneos.
Investir em tecnologia
O Social Business exige ferramentas tecnológicas que não faziam parte da rotina da empresa anteriormente. Por isso, investir em tecnologia significa também descobrir a forma mais produtiva de utilizá-las. Uma boa maneira de aderir a esta parte do processo é criar um planejamento para adquirir as ferramentas, analisando de maneira clara quais benefícios estas ferramentas irão agregar a sua empresa e ao seu método de trabalho.
Como você pode perceber, investir em um modelo social de negócio não se resume à tecnologia. É preciso também visão estratégica para reconhecer nesta prática os resultados e benefícios que sua empresa espera. Analisar e trabalhar estes cinco fatores discutidos anteriormente garante maior sucesso na implantação do Social Business, preparando sua empresa para colher os resultados desta prática.
Acredita que existem outros fatores que também podem influenciar no sucesso do Social Business em uma empresa? Deixe-nos saber quais você também considera importante.
E você? Possui um pequeno ou médio negócio? Gostou da ideia? Compartilhe Conosco suas impressões.