Empresas brasileiras e Social Business: Elas estão preparadas?
Assim como a maioria das tendências, sejam elas empresariais ou não, o Social Business surgiu em terras estrangeiras. Lá fora, diversas empresas de renome mundial tiveram suas práticas reconhecidas, levando o conceito do Social Business mundo a fora. Aqui no Brasil, os primeiros passos já foram dados, mas ainda há muito o que fazer para que as Empresas Brasileiras e Social Business se tornem uma realidade em nosso meio. Muito se discute sobre o assunto e cada dia mais empresas estão investindo nesta ideia. Mas o cenário empresarial brasileiro está preparado para as mudanças que acompanham a implantação do Social Business? Separamos alguns aspectos que podem exemplificar os desafios que teremos que as enfrentar aqui, ou melhor, o equilíbrio entre estas duas variáveis Empresas Brasileiras e Social Business.
Empresas Brasileiras e Social Business – A supervalorização da hierarquia
Qual o cenário atual para as Empresas Brasileiras e Social Business? Nossa cultura empresarial tem raízes profundas na hierarquia. Somos fruto de uma educação que valoriza e reconhece cargos e títulos como prova de sucesso. Se você ostentar um título de gerente ou de diretor será considerado um sucesso por muitas pessoas – sem que haja sequer a preocupação de analisar o seu trabalho. Por isso quando se fala em interação entre diferentes níveis hierárquicos, em uma conversa que flui de igual para igual, há um choque cultural. Porém, para que haja troca real de conhecimento, é preciso que essas barreiras sejam extintas, ou pelo menos minimizadas, em prol do crescimento do negócio, da empresa como um todo. A informação precisa fluir em um caminho de ida e volta, caso contrário será apenas mais um monólogo entre os diretores e gerentes, no qual os colaboradores não têm acesso. Se assim for, de nada adianta utilizar ferramentas tecnológicas: ou as pessoas têm voz ou não irão dizer nada. O seu negócio está preparado para este desafio: Empresas Brasileiras & Social Business?
Empresas Brasileiras e Social Business – A crença de que redes sociais são ferramentas exclusivamente voltadas ao lazer
É verdade que Social Business não se faz apenas com Redes sociais corporativas. Mas na prática, elas são uma parcela importante do processo. Muitas pessoas acreditam que as redes sociais, no entanto, são voltadas exclusivamente ao lazer – por isso há um bloqueio tão forte das redes corporativas por parte de alguns gestores. O medo quase irracional de que esta rede seja usada para qualquer coisa além do trabalho consome muitos profissionais, que acabam abolindo a ideia. A funcionalidade das redes sociais determinou um avanço tecnológico. O que será feito a partir dele, porém, é determinado exclusivamente pelo perfil e pelas características de cada rede. Em uma rede corporativa é possível limitar as funcionalidades, monitorar os usuários, bloquear determinadas informações… A única coisa que não pode acontecer é deixar esta crença tirar os benefícios do Social Business de dentro da sua empresa.
Empresas Brasileiras e Social Business – O comodismo e o tradicionalismo ainda falam mais alto
Muitas pessoas não sabem dizer ao certo por que não são adeptas do Social Business em seus negócios. Costumam dizer que não é uma mudança necessária, que sempre fizeram as coisas da mesma maneira. Esta também é uma característica que, infelizmente, vemos em muitos negócios, principalmente nos mais tradicionais. Mas a mudança é necessária. Se ela não partir de você, de uma maneira inovadora, irá partir do seu concorrente, e você terá que acompanhar a qualquer custo.
Toda a mudança, seja relativa ao Social Business ou não, compõe um desafio. A diferença está na maneira com que este desafio é encarado. Aqui no Brasil, aqueles que tiverem a iniciativa necessária para investir no Social Business irão sair na frente e serão pioneiros e inovadores, igualando-se às grandes empresas estrangeiras que iniciaram esta linha de pensamento. Os demais serão levados a isto posteriormente, com a necessidade de igualar-se aos seus concorrentes. Cabe a você definir o caminho que sua empresa percorrerá.
E você? Acredita que sua empresa está preparada para aderir totalmente ao Social Business? Deixe-nos saber e comente abaixo. Compartilhe Conosco as suas experiências e dúvidas a respeito do tema.Até o próximo artigo.
Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.