Como encontrar e reter talentos com Social Business?
Desafios do Social Business: como encontrar talentos dentro da empresa?
A busca de talentos para compor o time da sua empresa é de suma importância. Não há nada mais importante e mais eficiente para melhorar sua empresa e seus produtos e serviços. Quando surge uma nova vaga, novos currículos se empilham sobre a mesa, e entre tantos novos rostos, é difícil definir o melhor candidato. Na maioria das empresas, é assim que acontece. Mas não naquelas onde o modelo de Social Business é implantado.
As redes sociais corporativas permitem analisar o perfil detalhado de cada colaborador, mostrando suas experiências, qualificações e talentos. Afinal, é provável que a pessoa mais indicada para aquele cargo que você precisa preencher já esteja dentro da empresa, esforçando-se para crescer e ser reconhecido. É mais seguro e eficiente confiar um trabalho a quem já conhece a empresa e já tem seu perfil analisado. Assim você não depende de um rosto novo – que muita vezes não é o que parece. Graças ao Social Business, é possível localizar, reconhecer e promover esses talentos, garantindo satisfação para os colaboradores e resultado para a empresa.
Política de crescimento e a busca por talentos
A empresa que mantém essa política de crescimento interno, dando oportunidade aos colaboradores de crescerem junto com ela, atrai bons profissionais. E empresas com bons profissionais alcançam excelentes resultados. Investir nesta busca e retenção de talentos valoriza o profissional e é uma via de mão dupla que trás vantagens para todos os envolvidos, garantindo satisfação para o colaborador e qualidade para a empresa. Além disso, os colaboradores que sabem que estão sendo observados – e que podem ser recompensados por isso – participam mais ativamente das redes sociais corporativas. Essa busca por destaque promove mais debates e conversas, que resultam em mais soluções, ideias e inovação para a empresa. Para que isso funcione, porém, é preciso que os colaboradores saibam desta política. É preciso que eles vejam seus colegas sendo promovidos e acreditem que isso também pode acontecer com eles. Nesta parte entra a importância da motivação para que eles se esforcem para alcançar os cargos que almejam. Esse esforço resulta em produtividade e resultados para a empresa.
Análise contínua
As ferramentas de Social Business permitem a interação entre colaboradores. E nesta interação, é possível ver opiniões, ideias e tudo aquilo que envolve um colaborador especificamente. Com estes dados, é mais fácil escolher quem ocupará melhor um determinado cargo, quem é o profissional que trará mais resultado. É importante, porém, que essa análise seja contínua e aprofundada, para traçar muito bem o perfil de um candidato. Isto porque o surgimento de um determinado cargo pode, por exemplo, fazer com que um candidato passe repentinamente a falar a respeito daquela área, tentando se mostrar um candidato qualificado. Um departamento de RH competente, que faz uma análise contínua dos colaboradores, é capaz de reconhecer este comportamento em postagens repentinas, que não combinam com o estilo do próprio colaborador. Essa análise é importante para garantir que o melhor profissional fique com a vaga, que é o propósito de toda essa política de crescimento interno.
Foco nos interesses
Um cargo no setor de logística será melhor ocupado por alguém que já tenha proposto soluções nesta área – ainda que ele não atue diretamente nela. A liberdade de conteúdo gerada pelas redes sociais corporativas permite à empresa ir além do recrutamento básico, que é aquele onde alguém do setor é promovido a um novo cargo no mesmo setor.
A ideia é que com os dados gerados pela rede social corporativa, o setor de RH possa realizar uma verdadeira consultoria, descobrindo talentos que o próprio candidato desconhece. Alguém que trabalha na produção, por exemplo, pode dar sugestões e ideias administrativas coerentes, que mostram seus verdadeiros talentos. E em uma empresa que valoriza o crescimento interno, esse profissional pode ser convidado a trocar de setor. Mais uma vez, cabe ao departamento de RH analisar esses perfis, traçando um novo caminho profissional para eles de acordo com os interesses da empresa.
A importância do recrutamento interno
Cargos de confiança exigem recrutamento interno. Um rosto novo pode ser bom para a empresa, desde que o risco dessa contratação não ultrapasse os benefícios. Justamente por isso, as redes sociais corporativas têm sido tão utilizadas no recrutamento interno das organizações. Com essa política de crescimento interno, todos ganham. O profissional ganha o cargo que tanto almeja e a empresa ganha um colaborador qualificado e de confiança, pronto para alavancar os resultados da organização.
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Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.