Como TI e Social Business podem se integrar
O setor de Tecnologia da Informação tem participação decisiva no cenário do Social Business. O Social Business chegou para quebrar os paradigmas mais tradicionais de gestão. Novos processos, baseados na otimização de tempo e trabalho, chegaram a praticamente todos os setores da empresa. E no setor de Tecnologia da Informação não poderia ser diferente, daí a importância de entender cada vez mais como integrar TI e Social Business em busca do mesmo objetivo.
TI na era do Social Business – Redes sociais e o setor de TI
Foi um longo caminho até aqui. No surgimento das redes sociais tradicionais, há alguns anos, os profissionais de TI se viram pressionados a resolver o problema da produtividade dentro das empresas. “Essas redes tiram o foco dos funcionários”, diziam os gestores. Essa afirmação, que permaneceu como verdadeira durante um período de tempo, era o suficiente para que estes profissionais fizessem manobras mirabolantes para burlar e negar o acesso às redes.
Mas a evolução sempre chega. Ficou comprovado que o comportamento mais assertivo para as empresas não era bloquear, mas sim monitorar essa utilização. Alguns estudos trouxeram luz a esse cenário provando que as empresas que liberavam as redes sociais, desde que de uma maneira saudável, aumentam sua produtividade. E lá foram os profissionais de TI buscar alternativas para monitorar essa utilização, educando os usuários no processo e sempre de olho nas diretrizes pregadas pela empresa. Mas com o surgimento do Social Business e das ferramentas sociais corporativas, o papel do setor de TI mudou radicalmente mais uma vez.
TI e Social Business
Antes, eles eram os vilões, aqueles que normatizavam, permitiam ou negavam a usabilidade das redes para os demais colaboradores. Hoje, seu papel é baseado na parceria, trabalhando lado a lado com o setor de marketing na busca por uma utilização mais inteligente dos recursos disponíveis.
Enquanto o setor de marketing pensa mercadologicamente, tentando desvendar o perfil do consumidor e a melhor maneira de chegar até ele, o setor de TI garante a melhor utilização das ferramentas para que o objetivo seja alcançado.
O sucesso do Social Business depende da correta utilização de suas funcionalidades. E o setor de TI é o grande responsável por alavancar os sistemas internos, garantindo que a empresa alcance os benefícios almejados. Desta forma tanto TI e Social Business devem estar bem afinados para isto acontecer.
TI e Social Business – o que é preciso mudar
Para que este cenário ideal aconteça o setor de TI e Social Business devem atuar em conjunto com o marketing na estratégia e execução das ações relacionadas às redes sociais corporativas. Este novo profissional precisa ser multidisciplinar e estar por dentro de todos os conceitos envolvidos neste processo, para que sua atuação se torne condizente com as diretrizes do Social Business – que serão possivelmente as diretrizes da própria empresa.
TI e Social Business – Mudanças
As principais mudanças deste cenário residem exatamente aí: na necessidade de diminuir a distância entre os setores. Esta queda de barreiras é um exercício proposto pelo próprio conceito de Rede Social Corporativa e é essencial para que o setor de TI e Social Business trabalhem de maneira integrada com as demais áreas da empresa.
Assim como nos outros setores, as mudanças necessárias para os profissionais de TI não são tão diferentes daquelas experimentadas pelos demais colaboradores. O importante é que todos assimilem e passem a exercer suas funções de uma maneira mais integrada, colocando a empresa e seus objetivos em primeiro plano. Desta maneira, o Social Business só tem benefícios a agregar, seja no setor de TI ou em qualquer outro.
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Beni Kuhn é Economista pela PUC-SP, Especialista em Comunidades Online e CEO da Setesys.